Nubank vira maior startup latina com aporte de US$ 180 mi de chinesa

Correio e Rede+ aceleram candidatas a unicórnio baiano

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  • Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 21:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A startup brasileira Nubank, conhecida pelo seu cartão de crédito roxo, anunciou esta semana que recebeu uma rodada de investimentos de US$ 180 milhões da chinesa Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. De acordo com o site americano 'The Information', que antecipou a notícia, o investimento faz o Nubank ser cotado em US$ 4 bilhões, tornando-se a maior startup de capital fechado da América Latina.

Segundo as companhias, US$ 90 milhões serão investidos diretamente na empresa, enquanto outros US$ 90 milhões serão utilizados pela asiática para comprar participação de outros acionistas do unicórnio brasileiro. Unicórnio é como startups com avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão são chamadas. Ao todo, a chinesa Tencent deve ter uma fatia de cerca de 5% dentro do Nubank. 

Fundado em 2013, pelo colombiano David Vélez, o Nubank tem registrado crescimento expressivo nos últimos meses: há duas semanas, divulgou ter 5 milhões de clientes em seu cartão de crédito controlado por aplicativo, 20% mais do que tinha em fevereiro. Além disso, a empresa também tem 2,5 milhões de usuários em sua conta bancária digital, a NuConta, lançada há cerca de um ano. 

"O projeto do Nubank é ser um banco digital completo. Uma avaliação de mercado de US$ 4 bilhões é condizente com o potencial da empresa", avalia Guilherme Horn, diretor executivo de inovação da consultoria Accenture. Na visão do especialista, os números atuais do Nubank o credenciam como um dos maiores bancos digitais do mundo, mesmo atuando apenas no Brasil - em entrevista recente, David Vélez negou ter planos de expansão para a América Latina no curto prazo. 

Já para o presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Amure Pinho, o investimento mostra a força do ecossistema brasileiro de startups, mesmo em meio à crise. "É um sinal de que nosso mercado consumidor interno tem apetite", afirma ele, ressaltando que o investimento ajudará o Nubank a brigar de frente com as instituições bancárias tradicionais brasileiras. "A empresa tem tudo para ser a maior emissora de cartões do país em breve."

Acelere[se]

Na Bahia, uma das 8 startups que participam do Desafio de Inovação Acelere[se], promovido pelo CORREIO e pela aceleradora Rede+ dentro da Programação do Fórum Agenda Bahia 2018, pode se transformar no primeiro Unicórnio do estado. 

Iniciado em 03 de agosto e com prazo para terminar em 07 de novembro, o Acelere[se] é um programa de 12 semanas de mentorias e capacitações especializadas para acelerar as 8 empresas participantes. O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação da Bahia a partir do crescimento das startups.

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Em agosto, os oito representantes de cada startup realizaram um pitch (apresentação relâmpago) no seminário Sustentabilidade do Agora, o primeiro da programação deste ano do Agenda Bahia. No dia 7 de novembro, durante o seminário Humanize-se, eles farão um novo pitch para potenciais investidores, demonstrando o crescimento obtido durante o programa.

As mentorias acontecem a cada duas semanas, na sede da Rede+, aceleradora que é parceira do CORREIO na realização do Desafio Acelere[se], entre um representante de startup e um mentor, em encontros que duram uma hora. Cada mentoria tem um tema definido e alinhado com as capacitações que foram feitas ao longo da semana.

Para os empresários participantes, além do networking, o programa vem auxiliando suas startups no desenvolvimento de estratégias de marketing e de modelo de negócios, expansão de fornecedores e tração de vendas, entre outros ganhos.

O Desafio de Inovação Acelere[se] é oferecido pelo Fórum Agenda Bahia 2018, com apoio institucional da Rede Bahia e realização do CORREIO e Rede+.

CONHEÇA AS 8 STARTUPS DO DESAFIO ACELERE[SE]

Destino

Em comunicado divulgado à imprensa, o presidente executivo do Nubank, David Vélez, ressaltou que a empresa não "precisava de mais capital neste momento" - em fevereiro, a startup recebeu um aporte de US$ 150 milhões do fundo DST Global. "Já geramos caixa operacional desde o ano passado, mas não poderíamos deixar passar a oportunidade de ter a Tencent conosco." Para especialistas ouvidos pelo jornal o Estado de S. Paulo, a troca de conhecimento com a chinesa será o principal ganho do Nubank na operação. 

"Os chineses têm um grande conhecimento para fazer negócios ganharem escala", diz Horn, da Accenture. "Além disso, mudanças que já estão maduras na China ainda não aconteceram aqui, como toda a revolução na área de pagamentos." 

É um setor que a chinesa tem experiência: hoje, é dona do WePay, um dos serviços de pagamentos móveis mais populares do mundo. Ele funciona dentro do WeChat, espécie de WhatsApp chinês, utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas atualmente. Além disso, a Tencent também tem participações em empresas como Tesla, Snap e o aplicativo de transportes Didi. Avaliada em US$ 360 bilhões, a chinesa também é dona da Riot, produtora do sucesso dos games League of Legends.

*Com Agência Estado