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Wendel de Novais
Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 05:30
- Atualizado há 2 anos
As BRs 116 e 324 - duas das mais importantes rodovias que cortam o estado da Bahia - computaram de janeiro a novembro deste ano 2.596 acidentes, contra 2.726 ocorrências registradas em igual período de 2020, o que representa uma redução de 4,7%. Os números fazem parte de um estudo da Superintendência de Operações e Conservação da ViaBahia, concessionária que administra as estradas, e foram divulgados em coletiva à imprensa ontem.>
José Bartolomeu, CEO da ViaBahia, avaliou positivamente os dados e afirmou que a redução de acidentes faz parte de um empenho da empresa que quer otimizar a segurança viária na 116 e na 324. “É a continuidade de um processo que caminha desde quando assumimos. De 2012 para cá, reduzimos em 30% os acidentes nas duas vias. Isto é resultado de um trabalho diário de monitoramento e de ações que mitiguem esses números”, fala ele, que ressalta o fato de 95% dos acidentes serem por falhas humanas dos motoristas.>
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Investimento em segurança>
Os erros que levam a acidentes são mais comuns em pontos críticos como regiões mais urbanizadas e retorno com nível, onde os motoristas saem de uma pista lenta para uma rápida. Lugares que têm alterações planejadas. >
“Temos, inclusive, propostas de construção para retornos com desníveis para que os carros voltem à pista em uma faixa mais lenta que é a direita e de instalação de passarelas como temos feito em locais urbanos. Intervenções que são fundamentais”, pontua Bartolomeu.>
Melhorias que, segundo o CEO, esbarram na ausência das revisões quinquenais do contrato de concessão que deveriam ter acontecido em 2014 e 2019 entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a ViaBahia, mas não ocorreram.>
"Quando se firma um contrato de 25 anos, surgem novos investimentos e demandas da própria população. E essas obras que são necessárias precisam ser equilibradas através de ajustes, mas quem aprova isto é a ANTT pelas revisões quinquenais", explica Bartolomeu. José Bartolomeu é CEO da ViaBahia (Foto: Wendel de Novais) Ao todo, são 83 demandas apresentadas pela concessionária após coleta de pleitos da comunidade. No entanto, apenas duas foram totalmente acatadas pela ANTT. Além das reformas, a revisão seria fundamental para possibilitar mais investimentos em mão de obra e tecnologia para o monitoramento das vias. >
A empresa conta hoje com 27 operadores no Centro de Controle e Operação que trabalham em turnos de 8 horas em aparelhamento com a Polícia Rodoviária Federal. Elio Nogueira, coordenador operacional da concessionária explica como a equipe atua. “Todos operadores giram em cada posição aqui no Central de Controle Operacional (CCO) para adquirir experiências. Aqui, temos uma bancada exclusiva de observação tanto para a BR-116 como para a BR-324, além de outra bancada de atendimento exclusivo para 0800”, afirma, ressaltando que há um monitoramento ininterrupto das vias.>
Operação de fim de ano>
A coletiva à imprensa serviu também para falar sobre como vai se desenvolver a operação de fim de ano da ViaBahia nos feriados do natal e do ano novo, já que estes são momentos em que a via fica mais movimentada com pessoas transitando entre o interior e a capital. >
No dia a dia, a empresa trabalha com 15 bases de atendimento ao usuário, 12 guinchos leves e cinco pesados, três caminhões de combate a incêndio, três caminhões de captura de animais e quatro veículos de fiscalização da faixa de domínio.>
De acordo com Carlos Napolitano, superintendente de operações da ViaBahia, nestes feriados, o movimento nas vias vai crescer em torno de 12% e os mecanismos de controle e monitoramento também serão ampliados.>
"Além da comunicação com a mídia para dizer ao usuário o melhor horário para viajar e a condição da pista, reforçamos as equipes de guincho, de inspeção de tráfego e todos os nossos recursos. Reforçamos também o número de atendentes nas cabines para antecipar a cobrança e agilizar", fala Napolitano. >
O superintendente reforça ainda que é fundamental também o cuidado do usuário com o veículo para evitar problemas que afetem as vias. Só em 2021, foram mais de 400 panes secas - quando o automóvel fica sem gasolina - nas duas BRs, o que é fruto do descuido dos condutores.>
"É importante sair com as condições verificadas, saber se tem gasolina o suficiente, se os pneus estão em bom estado, se o step está disponível e se equipamentos como macacos estão no veículo. Então, o cuidado é fundamental antes de sair", conclui Napolitano. >
Atendimentos>
Ao todo, em 2021, a concessionária foi chamada a prestar socorro mecânico 38.432 vezes contando com as duas vias sob sua administração. Por conta de acidentes, neste ano, a ViaBahia prestou 4.336 atendimentos médicos, só de janeiro a novembro. >
Para ter eficiência e agilidade na hora de prestar socorro, a CCO tem um complexo de transmissão de imagens captadas por 147 câmeras ao longo dos 680km que foram concedidos a ela. >
*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro>