Nuvem de gafanhotos: governo federal declara estado de emergência no RS e em SC

em alta
25.06.2020, 08:42:49
Atualizado: 25.06.2020, 08:47:58

Nuvem de gafanhotos: governo federal declara estado de emergência no RS e em SC

Insetos já estão entre Argentina e Uruguai e se aproximam do Brasil

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A nuvem de gafanhotos que se aproxima do Brasil já fez o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, declarar estado de emergência fitossanitária em áreas produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Ainda não há confirmação se os insetos, de fato, chegarão ao Brasil. Atualmente a nuvem está entre a Argentina e o Uruguai.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União divulgado na madrugada de hoje. Segundo o texto, assinado pela ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias, será adotada uma "implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais."

O texto ainda cita o decreto 8.133 de 2013, que determina que o governo "poderá efetuar contratação de pessoal por tempo determinado para prestação de serviços eventuais nas ações de defesa agropecuária."

O estado de emergência entrou em vigor nas últimas horas e é válido por um ano.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas