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Carmen Vasconcelos
Publicado em 13 de abril de 2020 às 05:46
- Atualizado há 2 anos
Quando as mobilizações em torno de uma quarentena preventiva começaram em Salvador, os membros da Agência Criativos, começaram a mapear asilos na capital baiana para dar início a uma campanha de doação de itens para cuidados pessoais. Sabendo da urgência e da importância da solidariedade nesses momentos, também organizaram uma campanha de doação de sangue para os hemocentros. Com o passar dos dias perceberam que os gestos de solidariedade também poderia envolver o mundo do trabalho.>
“Uma semana após o início do isolamento começamos a oferecer consultorias para empresas e empreendedores que demonstraram dificuldades para lidar com as adversidades”, conta o diretor da agência, Rodrigo Almeida. Rodrigo Almeida da Agência Criativos vem auxiliando outros empreendedores a reformularem seus negócios para enfrentarem o momento (Foto: Divulgação) Segundo ele, como a atuação da empresa no mercado envolve o serviço de consultoria e treinamentos, a equipe avaliou que estender os serviços de forma gratuita para empresários/empreendedores seria uma ferramenta importante, servindo como uma mão amiga diante da crise e um estímulo a prosseguir e não desistir.>
União e força>
A Criativos não foi a única. Outras empresas compreenderam a importância de atuarem de forma mais solidária nesse momento de crise. A agência de Inbound Marketing, Intermídias preparou um guia completo para empresários e microempreendedores, sobre “Como meu negócio poderá sobreviver à crise da COVID-19”. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente através da página intermidias.com.br.>
Já o Magalu criou o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a manter seus negócios e obter renda durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. >
Vale salientar que, hoje, o Brasil tem hoje 5 milhões de empresas varejistas e a maior parte delas com faturamento de até 5 milhões de reais ao ano. Desse total, apenas cerca de 50 000 vendem seus produtos digitalmente.em poderem abrir as portas desde o agravamento da crise do coronavírus, parte dos micro e pequenos perderam suas fontes de renda.>
"Nossa plataforma permitirá que esses milhões de brasileiros possam continuar a trabalhar, sem sair de casa e sem correr riscos. Digitalizar o varejo e os brasileiros faz parte da nossa estratégia de negócio e do nosso propósito como empresa e ele nunca se mostrou tão necessário quanto nesses tempos que estamos vivendo", diz Frederico Trajano, CEO do Magalu. >
Para se ter uma ideia do processo, o Magalu antecipou alguma estratégias de marketing para garantir o suporte. "Por isso, fizemos em cinco dias o que estava planejado para ser feito em cinco meses. Sabemos que podemos enfrentar instabilidades no sistema, mas achamos que era preciso correr o risco", diz.>
Novos valores Com uma postura parecida, Rodrigo Almeida diz que não é hora de pensar só em vender, é hora de mostrar-se atenta às necessidades sociais e construir reputação. “Vislumbro empresas e empreendedores que sairão mais atentos às suas finanças, às possibilidades de crise, a responsabilidade social, a importância das relações com clientes e parceiros, mas acima de tudo profissionais mais criativos e sedentos por recuperação”, defende, mesmo reconhecendo que não serão meses fáceis. >
Em Salvador, a Agência Criativos começou com cinco consultorias criativas para proposição de ações frente à crise. “Depois de anunciado, recebemos demanda para apoio em campanhas, materiais gráficos, consultorias de comunicação digital e gestão do negócio. No total mais de 10 empresas já foram atendidas, mas continuamos em agendamento e encontros virtuais. Os resultados estão super positivos!”, comemora Almeida, destacando que tiveram retornos de empreendedores que lançaram novos serviços/produtos, empresas que conseguiram se posicionar em ambiente digital, campanhas que estão acontecendo e negócios que começaram a ser reiventar.>
Para aproveitar os serviços oferecidos, basta escolher qual serviçor e enviar um direct no Instagram @criativos.pr. “Se for serviço gráfico, enviaremos um formulário de solicitação. Caso seja consultoria agendaremos um encontro online. Todos os serviços estão discriminados em nosso perfil”, esclarece Rodrigo. >
Ele destaca ainda que está apoiando qualquer iniciativa e/ou profissional que queira fazer uma ação em prol do outro. “Nós queremos somar forças e não deixar ninguém desamparado. Acreditamos verdadeiramente que juntos somos mais fortes. Para falar conosco basta mandar um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no nosso Instagram @criativos.pr e dizer o que deseja, propõe ou pode oferecer", finaliza. Dicas e sugestões - Consulte o e-book gratuito com orientações para que empreendedores possam passar por essa fase. Esse e-book está acessível na bio do nosso Instagram @criativos.pr;>
Mas também: * Monitore tudo o que está acontecendo e que gera impacto direto sobre o seu negócio; * Identifique tendências e possibilidades. É importante entender em qual contexto está inserido(a); * Posicione-se socialmente, assuma direcionamentos, exponha seu produto/serviço, comunique sua marca e seja transparente; * Ative os defensores de sua marca; * Revise suas estratégias de mercado a cada dois dias; * Flexibilize suas ações, ofereça novos produtos/serviços, extrapole os contratos; * Não desista! Existe mercado para o seu produto/serviço, só é preciso revisitá-lo.>