O que fazer para guardar dinheiro e não gastar com coisas desnecessárias?

Por Edisio Freire

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 06:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como viver com renda variável sem sofrer, levando em consideração que tenho algumas despesas fixas, como plano de saúde? Michele Matos

Olá Michele. Profissionais autônomos, empresários, e alguns casos específicos de empregados que têm a maior parte do seu salário oriundo de receita variável sofrem com esse tipo de problema. A melhor forma de resolver é tendo um pouco de disciplina e construir um bom orçamento doméstico anual. Faça uma avaliação de todos os gastos mensais, fixos e variáveis, estime também as receitas, mesmo com a variação mensal. Depois de ter os valores anuais, verifique se na média mensal o total de sua receita é suficiente para cobrir seus gastos. Se não for, ajuste para manter o equilíbrio. Agora que já sabe como se comporta seu orçamento, passe a controlar a entrada de recursos nos meses em que for maior que as despesas, guarde o excedente para usar nos meses que a receita for menor. Nesse momento é que se faz necessária a disciplina que falei no início. Fazendo assim, não terá problemas para honrar seus compromissos, mesmo quando a receita for menor.

Quais são as formas de investimento melhores do que a poupança para curto prazo (três anos)?  Para onde correr? Romário Santos

Olá Romário.Com as sucessivas quedas da taxa básica de juros os investimentos de renda fixa vão perdendo rentabilidade. Mas alguns produtos sofreram menos com essa queda porque sua composição não está totalmente lastreada em papéis internos. Como seu investimento é para 3 anos, recomento opções de Fundos Multimercados, que são compostos por títulos de renda fixa e renda variável, por isso apresentam uma melhor rentabilidade, mas solicite com volatilidade não superior a 2% e rentabilidade acima de 110% do CDI. Se encontrar dificuldades nos bancos, tente opções em corretoras, recomendo apenas que escolha uma com credibilidade no mercado. Se não se sentir seguro, consulte um especialista. É importante ter em mente que o produto que está buscando vai variar de acordo com o tempo de aplicação e o valor aplicado.

O que fazer para ter estímulo de guardar dinheiro e não gastar com coisas desnecessárias?

Carol Porto

Olá Carol. O principal motivo para as pessoas não conseguirem se organizar financeiramente é a questão comportamental. A maneira como encaram o consumo, o valor dado ao dinheiro, dentre outras, são fatores determinantes para se desenvolver alguns distúrbios financeiros que impedem a pessoa de evoluir e se organizar financeiramente. Para quebrar essa barreira, o melhor caminho é estabelecer sonhos e se conectar com eles. Mas não basta sonhar, é preciso transformar esse sonho em objetivos, e se faz isso conectando-se com o sonho e definindo quanto ele custa e quanto precisa guardar por mês para realiza-lo. Assim, você terá um forte motivo para se organizar. Não importa qual o sonho, apenas o coloque como prioridade e comece a poupar, independentemente do valor. Não se prenda ao fato de que o ideal é poupar esse ou aquele percentual do salário, nada disso, o ideal é começar a poupar, seja que valor for. A partir daí você passará a ter melhores hábitos de consumo e de poupança, e naturalmente os valores poupados irão aumentar e logo estará com a vida financeira mais organizada.