O Trono de Ferro pode ser seu: cinco lições de Game of Thrones para sua carreira

Você está preparado para o inverno? Especialistas em gestão e liderança destacam as frases mais icônicas da série do HBO

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 15 de abril de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ HBO

A disputa pelo trono de ferro tem mais do que se imagina a ensinar a profissionais e empreendedores. Durante as sete temporadas, a luta pelo poder, as traições e os dragões conquistaram não apenas uma legião de fãs, mas especialistas em gestão e liderança que destacaram cinco lições que podem ajudar na conquista do trono dentro da empresa e também a potencializar sua carreira.

A nova e última temporada  estreou ontem (14), no canal HBO, promete. Especialista em liderança e gestão de empresas e autor do livro A estratégia do Olho Tigre, Renato Grinberg destaca a importância de ‘estar preparado para o inverno’. “Se não nos prepararmos para as mudanças e as crises, perdemos nossas posições de liderança”, afirma. 

Com quem fica o trono de ferro? Fernando Blanco é consultor da rede social que ajuda desempregados a se recolocarem no mercado, a Engaging, e  defende que o vencedor é aquele que melhor soube lidar com os jogos de poder. “Minha aposta é Jon Snow (Kit Harington). Ele combina várias competências necessárias a um líder. É justo e corajoso", diz antes de completar: "Snow prova que com  talento e muito esforço, qualquer pessoa pode ser o que quiser. A liderança não emana do cargo, mas das ações do líder e esta é uma verdade que a série mostra".  

RUMO AO TRONO DE FERRO

1. Não se acomode com as conquistas 'Só aqueles realmente preparados conseguem sobreviver e prosperar', afirma Renato Grinberg (Foto: Divulgação) “O inverno está chegando”   A frase mais icônica da série dita por Ned Stark (Sean Bean) logo na primeira temporada reflete que nenhum sucesso é duradouro para blindar os momentos difíceis. Novas tecnologias, novos modelos de negócios, novas crises econômicas e políticas podem destruir o que foi construído se o profissional não estiver alerta e preparado.  “Todas as casas estão sempre em alerta para se manter no poder. A cada momento aparece um novo desafio e só aqueles realmente preparados conseguem sobreviver e prosperar”, afirma o especialista em liderança e gestão de empresas, e autor do livro A estratégia do Olho Tigre, Renato Grinberg .

2. Não esteja só no comando. Seja o comando 'O cargo será tão forte ou tão fraco - quanto a capacidade do seu ocupante', destaca Fernando Blanco (Foto: Divulgação) "Qualquer homem que precise dizer ‘eu sou o rei’ não é um rei de verdade”  A frase dita por Twyin Lannister  ao jovem Rei (e seu neto) Joffrey chama atenção para o perfil determinante de um bom líder, que não apenas tem que ser visto, mas reconhecido. Em Game of Thrones, os Lannisters agem como verdadeiros comandantes e, portanto são respeitados como comandantes. “É comum nos depararmos com líderes recém-alçados a postos de comando, ou aqueles não talhados para este papel. O cargo será tão forte – ou tão fraco – quanto a capacidade do seu ocupante”, analisa o consultor da Engaging, Fernando Blanco. 

3. Não tenha medo dos obstáculos 'Só se torna resiliente quem passa por tempos difíceis', ressalta Renato Grinberg (Foto: Divulgação) “O caos não é um abismo, o caos é uma escada”  É preciso ter resiliência. A frase dita por Petyr Baelish (Aidan Gillen), conhecido como Littlefinger, no sexto episódio da terceira temporada, é uma ótima lição para quem quer crescer e, com certeza, vai encontrar dificuldades antes de chegar onde planejou, seja ao abrir um negócio ou na própria carreira. “Só se torna resiliente o suficiente quem passa por tempos difíceis. Os obstáculos no meio do caminho ajudam a desenvolver a criatividade e a capacidade de adaptação. Aqueles que sabem aproveitar os problemas conseguem transformar eles em oportunidades”, explica Renato Grinberg. 

4. Acredite em você 'Daenerys reúne muitas características determinantes. Nos mostra foco e obstinação', analisa Renato Grinberg (Foto: Divulgação)  "Eu nasci para comandar os Sete Reinos. E vou comandar"   Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) passou por diversas transformações ao longo da série - de uma jovem tímida e insegura manipulada pelo irmão até uma confiante e corajosa mãe de dragões: “Você sabe o que me manteve de pé durante todos esses anos de exílio? Fé. Não em deuses. Não em mitos e lendas. Em mim. Em Daenerys Targaryen”. E é aí que está mais uma lição, como destaca Renato Grinberg. “Ela reúne muitas características determinantes. Nos mostra foco e obstinação para alcançarmos nossos objetivos. É corajosa, mas cautelosa. É severa, porém justa. É inteligente, obstinada”. 

5. Sempre pague as dívidas 'Tyrion conhece os dois lados da sociedade, sabe se comunicar e transitar entre eles', pontua Fernando Blanco (Foto: Divulgação) “Um Lannister sempre paga suas dívidas” Uma das frases mais usadas por Tyrion Lannister (Peter Dinklage) reflete a importância de se ter credibilidade. Também conhecido como ‘Duende’ ou ‘Meio-Homem’, Tyrion conquistou esta confiança mostrando que não importa o ‘tamanho’ para ser respeitado, mas  inteligência e capacidade de comunicação. “Tyrion é o personagem mais complexo da série. Ele viveu na corte e no meio mais mundano do reino. Conhece os dois lados da sociedade, sabe se comunicar e transitar entre eles, ainda que não seja o herdeiro favorito entre os Lannisters, é o mais brilhante intelectualmente”, afirma Blanco.