Obra interdita trânsito de carros e ônibus na Rua Chile

Alterações começaram nesta segunda-feira (22)

Publicado em 22 de abril de 2019 às 15:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ Arquivo CORREIO

Quem pretende passar pela Rua Chile, no Centro Histórico, nos próximos dias precisa ficar atento. O tráfego de carros particulares e de transporte coletivo foi alterado na região por conta das obras de requalificação. A mudança começou nesta segunda-feira (22) e o prazo para a conclusão é de 60 dias.

O trecho entre a Rua das Vassouras e o Hotel Fera Palace foi interditado e, agora, os veículos que circulam pelo local com destino à Rua Carlos Gomes deverão acessar a rua Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha e, em seguida, a Rua Carlos Gomes.

Já os ônibus estão retornando no prédio da antiga Sulacap e parando no ponto provisório em frente ao Clube de Engenharia na Rua Carlos Gomes.

Confira quais são as linhas abaixo:

1001 - Aeroporto – Praça da Sé

1030 - Praia do Flamengo – Praça da Sé

S004 - Iguatemi – Praça da Sé

S017 - Imbui – Praça da Sé

S043 - Aeroporto – Praça da Sé

Acesso ao Centro Histórico Apesar dessas interdições, o acesso ao Centro Histórico não será alterado. Os motoristas devem utilizar a Rua do Tesouro e Rua da Ajuda. Para facilitar a orientação, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que irá reforçar a sinalização do local, além de manter agentes na região para ordenar o trânsito.

As intervenções estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e preveem a retirada da fiação aérea de rede elétrica e de telecomunicações, eliminando o emaranhado de fios que prejudicam a paisagem dos prédios e monumentos históricos. 

Além disso, a pavimentação da Rua Chile voltará a ser em paralelepípedo. Os trilhos, por onde passou a primeira linha de bonde no país, estão sendo recuperados para permanecer à mostra e compor a nova paisagem da via. Os 330 metros da rua, que estão sendo requalificados, foram divididos em seis trechos, todos já iniciados. A novidade integra parte do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador'. 

A Conder informou que foram realizadas a pavimentação nos trechos 4 (ao lado do Palácio Rio Branco) e no 5 (em frente a Câmara dos Vereadores). A pavimentação dos trechos 1, 2 e 3 (entre as esquinas da Rua do Pau da Bandeira e da Rua do Tesouro) teve início nesta segunda-feira e será finalizada até julho. Não estão previstas novas interdições de tráfego para a Rua Chile.