Obras do viaduto Lobato-Pirajá desviam trânsito na Av. Suburbana

salvador
09.11.2019, 11:25:00
Atualizado: 09.11.2019, 11:32:11
(Foto: Reprodução Google Earth/CONDER)

Obras do viaduto Lobato-Pirajá desviam trânsito na Av. Suburbana

Neste trecho, serão concluídos os serviços de implantação do viaduto de acesso aos túneis de ligação

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A partir da madrugada deste domingo (10), o trânsito na Avenida Suburbana será desviado no sentido Lobato-Paripe para as novas faixas de trânsito criadas no trecho entre o antigo Motel Mustang e a ladeira de acesso aos bairros Marechal Rondon e Alto Cabrito, onde serão concluídos os serviços de implantação do viaduto de acesso aos túneis da Ligação Lobato x Pirajá.

Com extensão de cerca de 2 Km em pista dupla e duas faixas, a Ligação Lobato x Pirajá terá seis viadutos e quatro túneis. As obras que estão acontecendo serão a próxima etapa a ser entregue da chamada Linha Azul, corredor transversal à Avenida Paralela que conectará a Orla de Patamares/Pituaçu ao Subúrbio Ferroviário/Lobato.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), as obras já estão 95% concluídas e esta nova ligação facilitará a mobilidade urbana entre a BR 324 e a Avenida Suburbana, que corta diversos bairros do Subúrbio Ferroviário. Ainda conforme a companhia, a Linha Azul reduzirá o tempo de deslocamento e o trajeto a ser percorrido.

O diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da CONDER, Francisco Fonseca, disse que o maior benefício que a nova ligação trará será no sistema de transporte público, facilitando a integração para os passageiros que utilizam ônibus e metrô.

“Atualmente, os moradores dos bairros próximos ao Lobato na Avenida Suburbana têm a Estação do Retiro como opção mais próxima para fazer a integração, percorrendo um trecho de aproximadamente 10 km entre a Suburbana, passando pela Baixa do Fiscal, Largo do Tanque e Avenida San Martin até chegar ao Retiro. Com a conclusão da nova ligação, o trecho a ser percorrido para chegar ao metrô será de apenas 2 km, entre o Lobato e a Estação Pirajá. Se falarmos em tempo de deslocamento, o ganho ainda é mais significativo. A estimativa é que caia de uma hora nos horários de pico para apenas 10 minutos”, afirmou.

Para os motoristas de veículos leves, a Conder indica que as opções possíveis para quem deseja circular entre a Suburbana e a rodovia federal é percorrer o mesmo trecho com destino à San Martin e ao Retiro ou optar pelas vias estreitas e sinuosas da Estrada do Cabrito e de Campinas de Pirajá.

A expectativa do órgão é que a Ligação Lobato x Pirajá seja concluída e liberada no primeiro trimestre do próximo ano (2020). O investimento total na Linha Azul é da ordem de R$ 647 milhões. Em março de 2018, a Conder entregou quatro túneis que ligam as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais