Obras na orla mudam o trânsito na Avenida Oceânica a partir do dia 2

Tráfego entre a curva da Paciência e as Gordinhas terá sentido único para a Barra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2018 às 17:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Antonio Saturnino/Arquivo CORREIO

A partir da próxima quarta-feira (2), o tráfego na Avenida Oceânica, no bairro de Ondina, em Salvador, entre a curva da Praia da Paciência, no Rio Vermelho, e a Avenida Adhemar de Barros (Praça das Gordinhas), terá sentido único em direção à Barra. A mudança é temporária e deve durar cerca de seis meses, enquanto a Prefeitura realiza obras de requalificação no trecho da orla.

A opção para quem utiliza a Oceânica para chegar ao Rio Vermelho e adjacências é desviar pela Adhemar de Barros, acessando a Avenida Garibaldi e a Rua do Canal. Quem acessar a Vila Matos pela Avenida Garibaldi não poderá seguir para o Rio Vermelho, pois a saída da Travessa Bartolomeu de Gusmão terá sentido único para a Barra. Da curva da Praia da Paciência, no Rio Vermelho, até a Adhemar de Barros, em Ondina, o sentido será único para a Barra (Foto: Arquivo CORREIO) Requalificação Com investimento de mais de R$ 26 milhões, as obras de requalificação em Ondina, segundo a Prefeitura, fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360. As intervenções abrangem a extensão de 2,6 km entre a Praça Orungan (em Ondina) e o Sukiyaki (Rio Vermelho) e incluem a implantação de ciclovia, requalificação de praças, alargamento de passeio, implantação de iluminação em LED e de guarda-corpo.

Todo o canteiro central que separa as avenidas Presidente Vargas e Oceânica também será requalificado. O espaço se tornará mais seguro e confortável para pedestres e ciclistas, em continuidade ao conceito adotado pela Prefeitura nos outros trechos da orla da cidade.

[[publicidade]]

Além disso, as praças do Instituto Bahiano de Reabilitação (Baía Sol), de Nossa Senhora de Fátima, Luis Sande, das Gordinhas, das Águas, Tarquínio Gonzaga e Espaço da Fonte serão totalmente recuperadas, com pavimentação e áreas de lazer. A parte alta do calçadão da orla entre o IBR e as proximidades do Sukiyaki também passará por uma grande requalificação, que envolverá a implantação de ciclofaixa e guarda-corpo, proporcionando mais segurança aos transeuntes.

Histórico Com processo iniciado em 2013, o projeto de requalificação e urbanização da orla de Salvador já alcançou 17 trechos do litoral nas localidades de São Tomé de Paripe, Tubarão, Piatã, Itapuã, Ribeira, Barra, Rio Vermelho, Ondina, Jardim de Alah e Boca do Rio. Os investimentos passam de R$ 200 milhões.

Recentemente, durante as ações comemorativas para o aniversário dos 469 anos de Salvador, a Prefeitura entregou a requalificação do entorno do Farol de Itapuã. A iniciativa na região envolveu a preservação da área de praia, construção de estacionamento e espaços de contemplação, além de ciclovia, quiosques, brinquedos e academia de saúde.

Outro ponto turístico, a Ponta de Humaitá também passa por obras de revitalização, autorizadas no início de abril. As intervenções envolvem recuperação e pavimentação de toda a área, melhoria do estacionamento, construção de nova quadra esportiva em substituição à atual, recomposição do gramado e dos passeios. Também serão feitas a melhorias da área de contemplação do pôr do sol.