Óleo chega à foz do Rio Joanes, responsável por abastecer a RMS

Local é um dos principais mananciais que fornecem água para a Grande Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 21:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Edgard Copque/ Divulgação

As manchas de óleo não estão dando trégua. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Lauro de Freitas identificou, nesta segunda-feira (21), vestígios de óleo em pontos do estuário do Rio Joanes, em Buraquinho. Em nota, a prefeitura informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foi acionado.

Foram identificadas pequenas pelotas de óleo adentrando o estuário do Rio Joanes através da maré. Segundo o município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Ibama relatou que vai enviar uma equipe para vistoriar e verificar quais providências poderão ser tomadas. Os vestígios foram encontrados nas proximidades da Rua Ismar R. Prates e Alameda Violetas. Manchas encontradas sobre pedras no rio (Foto: Edgard Copque/ Divulgação)  O Rio Joanes é um dos principais mananciais que abastece a RMS. Além de monitorar as áreas no encontro do rio com a praia, equipes de contingência da Prefeitura de Lauro de Freitas continuam com o trabalho de remoção das manchas de óleo em toda a orla municipal.

Neste fim de semana, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) e Semarh realizaram uma ação de educação ambiental com orientações para voluntários da coleta de manchas.

Banhistas também receberam informações do que fazer caso entrem em contato com o óleo. Tonéis para descarte dos resíduos foram instalados em pontos estratégicos das praias de Lauro de Freitas.