Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 13 de agosto de 2021 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Dia 26 de julho, Rayssa Leal, também conhecida como a “Fadinha do Skate”, conseguiu, com apenas 13 anos de idade, marcar a história do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio com uma gloriosa medalha de prata. Poucas horas antes, outro brasileiro, Kelvin Hoefler, já havia carimbado o nosso país no pódio do Skate, lá no Oriente.>
A repercussão do feito dos brasileiros tem sido tão grandiosa que saiu das páginas dos sites de notícias e ganhou espaço na vida de muita gente, que já amava o Skate, mas estava há muito tempo distante do esporte, e também, de quem nunca se arriscou sobre a prancha com rodas.>
O resultado do interesse do público tem sido um aumento expressivo na busca por skates em todas as lojas virtuais que possuem o equipamento esportivo disponível para venda.>
Em plataformas de serviços, a busca por instrutores de Skate também aumentou. Só no GetNinjas, as buscas em julho por profissionais disponíveis para dar aulas foram 165% maiores do que no mês anterior.>
No Mercado Livre, o dia 26 de julho (dia em que a Fadinha conquistou sua medalha) registrou o maior recorde de vendas de patins e skates do ano de 2021.>
No OLX, um comparativo entre os dias 25 e 26 de julho deste ano com o mesmo período do ano passado, trouxe um aumento de 153% em “skate street”.>
O termo “skate” teve um aumento de 102% nas buscas. Segundo a companhia, não foram só as buscas que aumentaram. Algumas palavras chaves relacionadas a skate tiveram um aumento de 67% nas vendas!>
Donos de escolinhas que ensinam skate para crianças também têm informado que o número de pessoas interessadas em aprender a modalidade aumentou, e a repercussão tem sido tão positiva que já se tornou tema de reportagens em diversos canais de televisão aberta.>
Segundo a psicopedagoga Deyse Campos, os esportes ao ar livre, como o skate, são oportunidades para as crianças deixarem um pouco as telas e se desenvolverem como indivíduos. "Se a gente quer construir cidadãos, temos que fazê-los conhecer e conviver a cidade. A cidadania se desenvolve no exercício, na prática e na experiência da cidade", esclarece.>
Um levantamento, realizado pelo Cuponomia e divulgado pelo portal Pequenas Empresas Grandes Negócios informou que nas lojas Netshoes, Nike, Centauro, Adidas e Decathlon, a busca por skates aumentou 614% desde o início do mês de julho até o último dia 25.>
Os números são animadores para o comércio esportivo, mas são especialmente interessantes por abordarem um esporte que sempre foi marginalizado e rotulado negativamente, e agora é visto como um esporte oficial, respeitado e, além de tudo, representado, orgulhosamente, por brasileiros de alto rendimento nas pistas, nas Olimpíadas.>
Segundo especialistas em vendas online, as Olimpíadas fazem com que as pessoas pensem mais em esportes, sintam saudades de se exercitar ou, até mesmo, se sintam motivadas a iniciar uma atividade física.>
Bolas de futebol, raquetes de tênis, bolas de vôlei, quimonos e bicicletas também tiveram aumentos expressivos no número de buscas, variando de 31 a 376%, confirmando o impacto positivo que as Olimpíadas causam, tanto no varejo, quanto na saúde e nos hábitos das pessoas.>
Quando Ítalo Ferreira ganhou sua merecidíssima medalha de ouro, o OLX registrou um aumento de 40% nas buscas por pranchas de surf, mostrando que, realmente, o brasileiro está se inspirando nos atletas olímpicos para voltar a se movimentar.>
Espera-se que, conforme o avanço da vacinação contra Covid-19 aconteça, as pessoas se sintam mais livres e seguras para praticar esportes a céu aberto e, provavelmente, o surf e o skate serão novidades muito prazerosas na vida de muita gente do nosso país.>
Este conteúdo não reflete, nem total e nem parcialmente, a opinião do Jornal Correio e é de inteira responsabilidade do autor.>