Olodum participa do Festival Akwasidae em Gana

salvador
02.10.2019, 15:15:00
Atualizado: 02.10.2019, 15:24:04
A viagem também vai proporcionar vivências culturais para um grupo de jovens afro-brasileiro da Escola Olodum (Shutterstock)

Olodum participa do Festival Akwasidae em Gana

Bloco Afro é um dos homenageados no AFD 2019

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A banda Olodum participará das celebrações do Festival Akwasidae, em Gana, neste mês de outubro. Na viagem para o páis africano, o grupo também participará das celebrações de 20 anos de reinado do líder dos Ashanti, que assumiu o trono em 26 de abril de 1999. O Festival Akwasidae acontece na cidade de Kumasi, com mais de um milhão de habitantes, capital histórica e espiritual do antigo Reino Ashanti. A celebração é rica de herança cultural e respeito a ancestralidade. O bloco afro será homenageado durante o desfile do Afro Fashion Day, em novembro.

O rei do país africano, Otumfuo II, visitou o grupo em 2017 e ficou impressionado com a recepção cultural oferecida pelo grupo: “foram as melhores memórias que tiveram do Brasil”, afirmou. Na ocasião, o monarca da nação Ashanti manifestou a importância de assegurar a continuidade das relações entre as nações por meio da cultura.

Na agenda de compromissos da Banda Olodum, também está previsto show em Accra, capital de Gana, onde se localiza as principais instituições políticas, econômicas e culturais do país.

A viagem também vai proporcionar vivências culturais para um grupo de jovens afro-brasileiro da Escola Olodum, que pela primeira vez participarão de uma viagem internacional ao continente africano como músicos da Banda Olodum.

Relação com a África
O Olodum desenvolve desde a sua fundação, em 1979, um trabalho de aproximação com os países do continente africano através de suas canções, poesias e temas de carnaval, estimulando a auto-estima e o orgulho dos afros-brasileiros.

Aos 40 anos, o Olodum mantém suas raízes de luta pela afirmação da cultura negra. Para isso tem em sua estrutura um projeto pioneiro de educação: a Escola Olodum, que tem como missão o desenvolvimento da cidadania e preservação da cultura negra.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais