OMS pretende vacinar contra covid 40% da população mundial até o fim do ano

coronavírus
18.06.2021, 11:23:27
Atualizado: 18.06.2021, 11:28:04

OMS pretende vacinar contra covid 40% da população mundial até o fim do ano

Para isso, contudo, é necessário que mais doses sejam compartilhadas por países

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) é vacinar 40% da população mundial contra a covid-19 até o fim de 2021, com 10% imunizada até o fim de setembro e 70% até o meio do ano que vem, segundo afirmou nesta sexta-feira o diretor geral do órgão multilateral, Tedros Adhanom, durante entrevista coletiva

Para isso, contudo, é necessário que mais doses sejam compartilhadas por países e fabricadas pelas farmacêuticas, alertou o diretor geral. Segundo ele, a "falha" no compartilhamento dos imunizantes tem criado uma "pandemia de duas vias", com diversas regiões com casos e mortes ainda em alta, como a América Latina e África.

De acordo com o consultor sênior da OMS, Bruce Aylward, cerca de 30 a 40 países tiveram de pausar a distribuição da segunda dose das vacinas aos grupos prioritários por baixo suprimento. A interrupção de exportações pela Índia, após a última onda local de infecções, está entre as principais causas da falta de imunizantes, afirmou.

Brasil
A OMS vê "com muita tristeza" a situação da pandemia no Brasil, à medida que o País chega perto de atingir oficialmente 500 mil mortes por covid-19, disse a vice-diretora geral da entidade, Mariângela Simão. A médica brasileira ressaltou que as infecções nas Américas ainda estão em patamares "muito altos", incluindo no Brasil, apesar da desaceleração recente.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048