Ongs reúnem comunidade para comemorar aniversário do Farol de Itapuã

sustentabilidade
05.09.2019, 06:00:00
O Farol de Itapuã ganhará festa de aniversário e mobilização social em prol da preservação cultural e ambiental da área (Arquivo Correio)

Ongs reúnem comunidade para comemorar aniversário do Farol de Itapuã

A iniciativa pretende estimular o turismo de avistamento de baleias em Salvador

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Comemorar os 146 anos do Farol de Itapuã e incentivar o turismo de avistamento de baleias na região. Com essa proposta, as organizações não governamentais Porto das Baleias, Pedra que Ronca e a Baleia Rosa de Itapuã  realizam uma festa de aniversário para um dos principais cartões postais da capital baiana. As comemorações terão início na sexta, 06, com uma roda de conversa, à partir das 8h, na sede do bloco Malê Debalê, no Alto do Abaeté, s/n, em Nova Brasília de Itapuã. 

De acordo com o idealizador da proposta, o produtor cultural Cristiano Loureiro, essa será a oportunidade para que a comunidade possa discutir questões específicas da região, como a segurança pública e a redução da criminalidade na área. “Nunca havíamos comemorado a data, mas percebemos que essa era uma boa oportunidade para, num único evento, unirmos a possibilidade de sensibilizar a sociedade e os poderes públicos para a riqueza histórica e cultural do bairro, além de despertarmos para a possibilidade de geração de emprego e renda com o turismo de avistamento de baleias, especialmente nessa época do ano”, reforça Loureiro.

Para o presidente do bloco Malê Debalê, Cláudio Araújo, a iniciativa é fundamental para elevar a autoestima da comunidade, além de valorizar a identidade da população local. “Esse tipo de iniciativa é fundamental porque nos agrega e ajuda a manter viva a paixão desse povo por suas origens e cultura, além de alertar para a necessidade de conservação do nosso patrimônio ambiental”, afirma.

No dia do aniversário, que coincide com as comemorações da Independência do Brasil (7/9. sábado), haverá uma programação toda especial, com uma competição de Standup Paddle. Em seguida, um historiador da Marinha do Brasil fará uma palestra sobre a origem histórica do Farol de Itapuã e da vila de pescadores que batizou o bairro.

A festa será finalizada com um show que reunirá artistas locais, entre eles o grupo Malezinho, o instrumentista Fabricio Rios; Os Andrade’s, Paulinha Oliveira; o coreógrafo Agnaldo Fonseca, Gegê Gomes e a Escola de Samba Unidos de Itapuã.  “A festa é aberta aos moradores e à sociedade em geral”, finaliza Loureiro.

Organizações tentam incentivar o turismo de avistamento de baleias como uma forma de estimular o emprego e renda da região, além de estimular a preservação ambiental (foto: Cristiano Loureiro/Divulgação)


Vale salientar que, no século XVII, o bairro era uma importante armação baleeira, onde a pesca desses imensos mamíferos era fundamental para extração do óleo, responsável pela iluminação do centro urbano. Em 7 de setembro de 1823, o Farol de Itapuã foi inaugurado. O Engenheiro Zózimo Barroso o construiu, sobre a Pedra da Piraboca para sinalizar bancos de areia ali existentes e orientar a navegação marítima de Salvador.

O farol tem 21 metros de altura, apresenta a forma de uma torre toda em ferro fundido, emite um relâmpago branco a cada 6 segundos, uma luz fixa branca, com alcance de 15 milhas náuticas (28 km), facilitando, assim, a navegação de embarcações que veem de longe.

Localiza-se a cerca de 23 quilômetros (14 mi), a és-nordeste do Farol da Barra, originalmente pintado de roxo-terra. Em 1939, passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para vermelho e branco, cores que mantém até hoje.
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais