Ongs reúnem comunidade para comemorar aniversário do Farol de Itapuã

sustentabilidade
05.09.2019, 06:00:00
O Farol de Itapuã ganhará festa de aniversário e mobilização social em prol da preservação cultural e ambiental da área (Arquivo Correio)

Ongs reúnem comunidade para comemorar aniversário do Farol de Itapuã

A iniciativa pretende estimular o turismo de avistamento de baleias em Salvador

Comemorar os 146 anos do Farol de Itapuã e incentivar o turismo de avistamento de baleias na região. Com essa proposta, as organizações não governamentais Porto das Baleias, Pedra que Ronca e a Baleia Rosa de Itapuã  realizam uma festa de aniversário para um dos principais cartões postais da capital baiana. As comemorações terão início na sexta, 06, com uma roda de conversa, à partir das 8h, na sede do bloco Malê Debalê, no Alto do Abaeté, s/n, em Nova Brasília de Itapuã. 

De acordo com o idealizador da proposta, o produtor cultural Cristiano Loureiro, essa será a oportunidade para que a comunidade possa discutir questões específicas da região, como a segurança pública e a redução da criminalidade na área. “Nunca havíamos comemorado a data, mas percebemos que essa era uma boa oportunidade para, num único evento, unirmos a possibilidade de sensibilizar a sociedade e os poderes públicos para a riqueza histórica e cultural do bairro, além de despertarmos para a possibilidade de geração de emprego e renda com o turismo de avistamento de baleias, especialmente nessa época do ano”, reforça Loureiro.

Para o presidente do bloco Malê Debalê, Cláudio Araújo, a iniciativa é fundamental para elevar a autoestima da comunidade, além de valorizar a identidade da população local. “Esse tipo de iniciativa é fundamental porque nos agrega e ajuda a manter viva a paixão desse povo por suas origens e cultura, além de alertar para a necessidade de conservação do nosso patrimônio ambiental”, afirma.

No dia do aniversário, que coincide com as comemorações da Independência do Brasil (7/9. sábado), haverá uma programação toda especial, com uma competição de Standup Paddle. Em seguida, um historiador da Marinha do Brasil fará uma palestra sobre a origem histórica do Farol de Itapuã e da vila de pescadores que batizou o bairro.

A festa será finalizada com um show que reunirá artistas locais, entre eles o grupo Malezinho, o instrumentista Fabricio Rios; Os Andrade’s, Paulinha Oliveira; o coreógrafo Agnaldo Fonseca, Gegê Gomes e a Escola de Samba Unidos de Itapuã.  “A festa é aberta aos moradores e à sociedade em geral”, finaliza Loureiro.

Organizações tentam incentivar o turismo de avistamento de baleias como uma forma de estimular o emprego e renda da região, além de estimular a preservação ambiental (foto: Cristiano Loureiro/Divulgação)


Vale salientar que, no século XVII, o bairro era uma importante armação baleeira, onde a pesca desses imensos mamíferos era fundamental para extração do óleo, responsável pela iluminação do centro urbano. Em 7 de setembro de 1823, o Farol de Itapuã foi inaugurado. O Engenheiro Zózimo Barroso o construiu, sobre a Pedra da Piraboca para sinalizar bancos de areia ali existentes e orientar a navegação marítima de Salvador.

O farol tem 21 metros de altura, apresenta a forma de uma torre toda em ferro fundido, emite um relâmpago branco a cada 6 segundos, uma luz fixa branca, com alcance de 15 milhas náuticas (28 km), facilitando, assim, a navegação de embarcações que veem de longe.

Localiza-se a cerca de 23 quilômetros (14 mi), a és-nordeste do Farol da Barra, originalmente pintado de roxo-terra. Em 1939, passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para vermelho e branco, cores que mantém até hoje.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogar-carro-contra-caminhao-pai-manda-filho-gravar-video-adeus-mae/
Garoto e o pai, que não aceitava fim de casamento, morreram na batida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famosa-por-covers-de-amy-clariana-lanca-primeiro-ep-com-musicas-autorais/
Cantora baiana apresenta 'Pra Sentir', com três faixas inéditas; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/enganado-nigeriano-que-aparece-em-video-do-governo-bolsonaro-e-alvo-de-racismo/
'Fiquei mal, não consegui sair de casa', relata professor que vive em Salvador
Ler Mais