Ônibus da PM perde o controle, bate em casa e carros no bairro da Santa Cruz

'Foi um susto muito grande', conta moradora de casa atingida

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Dias
  • Eduardo Dias

Publicado em 15 de julho de 2019 às 08:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Um ônibus do Batalhão de Choque da Polícia Militar perdeu o controle e colidiu com duas casas, quatro carros e uma moto, ferindo duas pessoas (um homem e uma criança) além do PM que dirigia o veículo. O acidente ocorreu por volta das 21h da noite de domingo (14), no bairro da Santa Cruz, em Salvador. 

Segundo o engenheiro da Defesa Civil do Salvador (Codesal), Expedito Sacramento, o órgão aguarda a chegada de equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para realizar as escoras do imóvel de número 24 e a retirada do veículo.  

O prédio onde mora a estudante Maria Luiza, 21 anos, teve o muro frontal atingido pelo impacto. Segundo Maria, o susto foi grande e ela pensou que a casa estava desabando."Eu estava em casa, fiquei sem entender direito. Eu vi tudo. O ônibus estava descendo e do nada bateu na moto do meu primo e num carro que estava aqui na frente. Depois, desceu batendo em outros veículos e foi parar na casa da frente. Meu primo teve que ir trabalhar sem a moto hoje, ela ficou destruída. Não consigo imaginar o que houve de fato com o motorista, se ele perdeu o controle, ou o que foi. Não é comum a Choque aqui no bairro, ainda mais com ônibus. Estava tendo uma festa pequena aqui", disse.O imóvel que sofreu o maior impacto é onde mora o mecânico Armando Pereira, 60 , e a dona de casa, Maria de Fátima Sousa, 60. O casal estava se preparando para dormir, no primeiro andar da casa, onde ficam os quartos, quando ouviram o barulho do impacto. O imóvel de dois andares onde moram com um filho de 21 anos teve a estrutura abalada. 

"Estávamos prestes a ir dormir. O bairro estava movimentado por conta de uma festa. Foi um susto muito grande, um estrondo alto e forte, pensei que a casa estava desabando, corri sem saber para onde ir. Ainda não nos disseram o que vai fazer, nem para onde vamos", contou Maria de Fátima, que aguardava a retirada do ônibus para totalizar o prejuízo em sua residência. 

Maria de Fátima e Armando foram retirados de dentro da residência com a ajuda do Corpo de Bombeiros, que fez o salvamento.

Em nota, a Polícia Militar informou que vai oferecer suporte necessário à família que teve o imóvel danificado. 

De acordo com o policial militar que conduzia o ônibus, após ter deixado uma equipe de policiais para o evento do Forró do Sucupira, o veículo não respondeu aos comandos de freio e perdeu o controle.

"O motorista ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Geral do Estado, mais duas pessoas também se feriram durante o acidente e foram atendidas pelo Samu, em seguida foram levadas para um hospital particular. O policial militar ficou em observação no hospital até a madrugada de hoje, teve alta e passa bem", destacou a PM. 

A ocorrência foi registrada na 28ª Delegacia do bairro e a perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O veículo só será retirado do local do acidente, após a liberação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), destacou a PM que informou ainda que divulgará um novo posicionamento com as providências que estão em análise de acordo com as necessidades dos moradores, proprietários dos veículos e da perícia do imóvel.

 *com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier