Ônibus são incendiados em Paripe e Fazenda Coutos; circulação é suspensa

salvador
31.05.2021, 18:30:00
Atualizado: 31.05.2021, 19:22:05
Destroços dos ônibus continuaram nos bairros até o final da tarde (Foto: Nara Gentil/CORREIO)

Ônibus são incendiados em Paripe e Fazenda Coutos; circulação é suspensa

SSP afirmou que já houve reforço no policiamento dos dois bairros

Dois ônibus pegaram fogo em bairros bem próximos no início da tarde desta segunda-feira (31). Os casos aconteceram em Paripe e Fazenda Coutos, ambos no Subúrbio Ferroviário. De acordo com informações da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cipm), por volta das 12h30 policiais militares da unidade foram acionados por populares para atender a uma ocorrência em que um ônibus estava sendo incendiado no final de linha de Fazenda Coutos. No local, os policiais militares acionaram o Corpo de Bombeiros, que debelou o fogo.

Momentos depois outro ônibus foi incendiado na Rua Mourão de Sá, em Paripe, a guarnição chegou a tempo de presenciar dois suspeitos em uma motocicleta fugindo após atirar um coquetel molotov, substância explosiva e incendiária, no ônibus. 

Em nota, a PM afirmou que os policiais não puderam acompanhar os suspeitos, pois havia pessoas em perigo em uma residência próximo ao ônibus incendiado, uma senhora de meia idade e a neta que ficaram em situação de risco próximo ao fogo, e prontamente foram resgatadas pelos militares. O fogo também foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e, assim como no primeiro caso, não houve vítimas.

(Foto: Leitor CORREIO)

Posteriormente, policiais militares do motopatrulhamento realizaram rondas na região e abordaram um suspeito e com ele foi encontrado um recipiente plástico com combustível, fósforos e um isqueiro. Ele foi apresentado na Central de Flagrantes, onde havia um mandado de prisão contra o acusado. De acordo com a PM, o homem possui entrada por tráfico de drogas e foi flagrado na rua do Teotonio, em Fazenda Coutos III, com materiais utilizados para incinerar os veículos. O suspeito também tem mandado de prisão expedido por cárcere privado. Um segundo suspeito de participação no crime é procurado pelos policiais. O capturado foi encaminhado à Central de Flagrantes. Nenhum dos suspeitos teve a identidade revelada.

Após os incêndios, os rodoviários anunciaram suspensão da circulação dos veículos nos bairros. Procurada, a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) informou que, em Fazenda Coutos, os ônibus  estão passando direto pela BA 528 sem entrar no bairro, e seguem em direção à Suburbana e o final de linha do bairro está provisoriamente operando em Vista Alegre.

Na região de Paripe, os ônibus estão retornando na rotatória próximo ao Centro de Abastecimento. Equipes da Semob estão no local acompanhando a situação. Em nota, a Secretaria afirmou que operação será normalizada tão logo as condições de segurança permitam. O CORREIO buscou o Sindicato dos Rodoviários, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que a Polícia Militar já está com reforço nos dois bairros. 

Comandante do CPR Baía de Todos os Santos (BTS), o coronel Paulo Guerra afirmou que o policiamento na área permanecerá reforçado por tempo indeterminado pelas equipes da 19ª CIPM, Rondas Especiais (Rondesp) BTS e da da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo). 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas