Ortorexia: quando a alimentação saudável vira uma obsessão perigosa

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 30 de outubro de 2020 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Ortorexia nervosa. Muita gente nunca ouviu falar nesse termo e não faz ideia do transtorno que há por trás dele. Mas, pouco a pouco, ele vai entrando no nosso dia a dia e nas nossas preocupações.

Trata-se de um comportamento alimentar transtornado, quando a pessoa tem uma obsessão por se alimentar de forma saudável - ou, pelo menos, do que se considera saudável. E, nessa busca pela dieta perfeita, acaba passando dos limites.

Aquela pessoa obcecada por saber todos os ingredientes do alimento, qual a sua composição nutricional, se leva glúten ou não, se tem açúcar, se tem sal em excesso, se tem fritura, se tem carboidratos, que pesa o prato de forma meticulosa.

Nesse podcast, explicamos o que é ortorexia e quais os problemas que ela traz para o dia a dia. Pessoas que acabam deixando de comer por não achar o prato saudável e que deixam até de sair para não correr o risco de comer 'qualquer coisa'.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Para esse podcast, ouvimos a psicóloga Carina Magalhães, especialista em transtornos alimentares; e a nutricionista Mariana Andrade, especialista em nutrição funcional com foco em comportamento alimentar.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber