Otimismo no comércio baiano

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Apesar dos números mais recentes da atividade indicarem a estabilidade, os comerciantes baianos estão otimistas em relação às vendas este ano.  O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio da Bahia (Fecomércio-BA), atingiu 112,6 pontos em abril, completando o quarto mês com pontuação positiva. Na comparação com o ano passado, o indicador evoluiu em 15,1 pontos. O resultado deve-se, principalmente, à melhor avaliação das condições correntes por parte dos comerciantes, que se mantém positiva desde o início do ano, com alta de 109,2 pontos em janeiro, se mantendo na zona positiva (acima de 100 pontos). Já em fevereiro, a confiança empresarial baiana fechou em 110,5 pontos e em março houve um aumento de 3% com 114,3 pontos.   Intenções de Investimento O subíndice que mede as intenções de investimento do comércio baiano ainda se mantém abaixo da zona positiva (menos de 100 pontos), fechando num total de 88 pontos. Mas na comparação com o mês de abril do ano passado, houve um crescimento de 14,4 pontos nesse ano. 

Alta no campo O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) na Bahia em relação à produção de grãos, feito pelo IBGE,  apresentou o primeiro aumento no ano. É uma leve alta, de 0,1%. A estimativa de abril para produção de grãos totalizou 8,09 milhões de toneladas, frente a 8,07 milhões de toneladas em 2017. A expectativa em relação ao algodão cresceu 2,8%. A de soja deve ser 0,9% inferior à de 2017

No Horizonte Governança. O Ministério do Planejamento divulgou na última sexta-feira o Indicador de Governança IG-SEST, que avalia o desempenho das empresas estatais federais. A média do indicador passou de 4,08 para 6,93, superando a meta, que era de uma melhoria de um ponto. A baiana Codeba esteve entre as empresas que mais cresceram. Saiu de 2,16 para 6,53, se enquadrando no nível 2 do indicador. 

4G no interior.  O 4G da TIM chegou a mais dez cidades do interior baiano no último mês de abril, ampliando para 175 o número de municípios cobertos no Estado e mantendo a operadora na liderança de abrangência da tecnologia de quarta geração. Clientes de Ituberá, Camamu, Curaçá, Ibitita, Cícero Dantas, Conceição do Almeida, Seabra, Jandaíra, Ipupiara e Lagoa Real já podem usufruir da tecnologia. 

Ceará.  As marcas baianas de pisos e revestimentos Tecnogres e Incenor, do Grupo Fragnani, estarão apostando no crescimento do mercado cearense. Dias de 17 a 20 de maio, o grupo participa do Encontro Acomac Ceará 2018. A inteção é fortalecer as marcas no estado, que hoje representa 7% das vendas e teve crescimento médio de 30% no ano passado.