Outubro Rosa: saiba onde fazer mamografias de graça em Salvador

Exame é uma medida para identificar o câncer de mama

Publicado em 1 de outubro de 2019 às 07:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

A campanha Outubro Rosa, para alertar sobre o câncer de mama, começa nesta terça-feira (1º) em todo o país. Em Salvador, alguns locais oferecem exames de mamografia gratuitos, ao longo do mês. O CORREIO fez uma lista com esses lugares, confira:

Climério de Oliveira A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, vai realizar um mutirão de mamografias ao longo do mês de outubro. São 120 vagas por semana, com atendimentos de segunda a sábado.

O exame é voltado para mulheres acima dos 40 anos de idade. As interessadas devem agendar o atendimento por meio do telefone (71) 3283-9306 ou presencialmente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Após agendar o atendimento, é necessário levar cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência com CEP.

Serviço: O quê? Mutirão de Mamografia da Maternidade Climério de Oliveira Data: 1º a 30/10/2019 Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h Endereço: Rua do Limoeiro, 137, Nazaré Telefone: (71) 3283-9306

Ribeira No Largo do Papagaio, na Ribeira, serão oferecidos exames gratuitos de mamografia digital para mulheres a partir dos 35 anos de idade. São distribuídas 80 senhas por dia. As interessadas deverão comparecer a partir das 7h, portando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para a realização do exame.

O quê? Vida + Rosa Data: 1º de outubro Horário: A partir das 7h Local: Largo do Papagaio – Ribeira

Pituaçu Também haverá ação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) no bairro de Pituaçu, nos dias 10 e 11 de setembro. Serão 160 exames de mamografia, sendo 80 senhas por dia.  As senhas para os atendimentos serão distribuídas no local a partir das 7h, mediante apresentação do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Serviço O quê? Vida + Rosa Data: 10 e 11 de setembro Horário: a partir das 7h Local: Estacionamento - R. Marquês de Queluz, 728 – Pituaçu (em frente a parque de Pituaçu, ao lado do Restaurante Rancho do Cupim)

Metrô A CCR Metrô Bahia também vai participar das ações do Outubro Rosa. Uma unidade móvel da Aclidan estará no Terminal de Ônibus Acesso Norte oferecendo, gratuitamente, exames de eletrocardiograma e mamografia, na próxima sexta-feira (4). Mulheres com idade mínima de 35 anos podem participar da ação. O atendimento será feito por ordem de chegada, das 8h às 18h, e as pacientes devem estar munidas com documento de identidade com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.

Serviço: O quê? Unidade Móvel Aclidan (eletrocardiograma e mamografia) Quando: 4 de outubro Horário: 8h às 18h Onde: Terminal de Ônibus Acesso Norte

Farol da Barra Uma parceria entre o Instituto Avon, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, Hospital da Mulher e Instituto Couto Maia, promove o evento Giro Pela Vida. O evento será nos dias 5 e 6 de outubro, no Farol da Barra. O atendimento será das 8h às 17h. 

Entre as atividades estarão disponíveis carreta para a realização de mamografia, consulta com mastologista, nutricionista, psicólogo e assistente social para atendimento a mulheres em situação de violência, testes de hepatite B e glicemia e vacina contra HPV. Para realização de exames e aplicação de vacinas, é importante estar com a carteira do SUS, RG e CPF.

Também haverá atividades culturais e as apresentações da Banda Didá, da cantora Vina Calmon do Cheiro de Amor e Mari Antunes do Babado Novo.

Serviço: O quê? Giro Pela Vida Data: 5 e 6 de outubro Local: Farol da Barra Horário: 8h às 17h Entrada Gratuita Atrações: 

5/10 18h: Show da Banda Didá 18h30: Vina Calmon (vocalista da banda Cheiro de Amor) 

6/10 18h: Show da Banda Didá 18h30: Mari Antunes (vocalista da banda Babado Novo)

Cican As ações do Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, serão realizadas em dois sábados (5 e 19). No dia 05, serão distribuídas 600 senhas para a realização de mamografia, a mulheres de 50 a 69 anos. As 100 primeiras farão o exame no mesmo dia, e as demais sairão com o exame agendado ainda para o mês de outubro.

Serviço: O quê: Atendimento no Cican Quando: 5 e 19 de outubro Local: Cican, na Avenida Vasco da Gama

Hospital da Mulher No dia 5 de outubro, o hospital vai fazer uma triagem para consultas com mastologista. Também haverá ações de humanização, com palestras educativas, musiocoterapia, além de ações de beleza para pacientes. Já no dia 26, serão nrealizadas 30 punções para pacientes. Também nos dias 26 e 27 serão antecipadas 40 cirurgias oncológicas (mastologia).

Serviço: O quê: Consulta com mastologista, punção e cirurgias Quando: 5, 26 e 30 de outubro  Onde: Hospital da Mulher, no Largo de Roma