Outubro Rosa: saiba onde fazer mamografias de graça em Salvador

salvador
01.10.2019, 07:57:00
Atualizado: 01.10.2019, 13:23:52
(Arquivo CORREIO)

Outubro Rosa: saiba onde fazer mamografias de graça em Salvador

Exame é uma medida para identificar o câncer de mama

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A campanha Outubro Rosa, para alertar sobre o câncer de mama, começa nesta terça-feira (1º) em todo o país. Em Salvador, alguns locais oferecem exames de mamografia gratuitos, ao longo do mês. O CORREIO fez uma lista com esses lugares, confira:

Climério de Oliveira
A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, vai realizar um mutirão de mamografias ao longo do mês de outubro. São 120 vagas por semana, com atendimentos de segunda a sábado.

O exame é voltado para mulheres acima dos 40 anos de idade. As interessadas devem agendar o atendimento por meio do telefone (71) 3283-9306 ou presencialmente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Após agendar o atendimento, é necessário levar cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência com CEP.

Serviço:
O quê? Mutirão de Mamografia da Maternidade Climério de Oliveira
Data: 1º a 30/10/2019
Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: Rua do Limoeiro, 137, Nazaré
Telefone: (71) 3283-9306

Ribeira
No Largo do Papagaio, na Ribeira, serão oferecidos exames gratuitos de mamografia digital para mulheres a partir dos 35 anos de idade. São distribuídas 80 senhas por dia. As interessadas deverão comparecer a partir das 7h, portando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para a realização do exame.

O quê? Vida + Rosa
Data: 1º de outubro
Horário: A partir das 7h
Local: Largo do Papagaio – Ribeira

Pituaçu
Também haverá ação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) no bairro de Pituaçu, nos dias 10 e 11 de setembro. Serão 160 exames de mamografia, sendo 80 senhas por dia.  As senhas para os atendimentos serão distribuídas no local a partir das 7h, mediante apresentação do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Serviço
O quê? Vida + Rosa
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: a partir das 7h
Local: Estacionamento - R. Marquês de Queluz, 728 – Pituaçu (em frente a parque de Pituaçu, ao lado do Restaurante Rancho do Cupim)

Metrô
A CCR Metrô Bahia também vai participar das ações do Outubro Rosa. Uma unidade móvel da Aclidan estará no Terminal de Ônibus Acesso Norte oferecendo, gratuitamente, exames de eletrocardiograma e mamografia, na próxima sexta-feira (4). Mulheres com idade mínima de 35 anos podem participar da ação. O atendimento será feito por ordem de chegada, das 8h às 18h, e as pacientes devem estar munidas com documento de identidade com foto, comprovante de residência e cartão do SUS.

Serviço:
O quê? Unidade Móvel Aclidan (eletrocardiograma e mamografia)
Quando: 4 de outubro
Horário: 8h às 18h
Onde: Terminal de Ônibus Acesso Norte

Farol da Barra
Uma parceria entre o Instituto Avon, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, Hospital da Mulher e Instituto Couto Maia, promove o evento Giro Pela Vida. O evento será nos dias 5 e 6 de outubro, no Farol da Barra. O atendimento será das 8h às 17h. 

Entre as atividades estarão disponíveis carreta para a realização de mamografia, consulta com mastologista, nutricionista, psicólogo e assistente social para atendimento a mulheres em situação de violência, testes de hepatite B e glicemia e vacina contra HPV. Para realização de exames e aplicação de vacinas, é importante estar com a carteira do SUS, RG e CPF.

Também haverá atividades culturais e as apresentações da Banda Didá, da cantora Vina Calmon do Cheiro de Amor e Mari Antunes do Babado Novo.

Serviço:
O quê? Giro Pela Vida
Data: 5 e 6 de outubro
Local: Farol da Barra
Horário: 8h às 17h
Entrada Gratuita
Atrações: 

5/10
18h: Show da Banda Didá
18h30: Vina Calmon (vocalista da banda Cheiro de Amor) 

6/10
18h: Show da Banda Didá
18h30: Mari Antunes (vocalista da banda Babado Novo)

Cican
As ações do Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, serão realizadas em dois sábados (5 e 19). No dia 05, serão distribuídas 600 senhas para a realização de mamografia, a mulheres de 50 a 69 anos. As 100 primeiras farão o exame no mesmo dia, e as demais sairão com o exame agendado ainda para o mês de outubro.

Serviço:
O quê: Atendimento no Cican
Quando: 5 e 19 de outubro
Local: Cican, na Avenida Vasco da Gama

Hospital da Mulher
No dia 5 de outubro, o hospital vai fazer uma triagem para consultas com mastologista. Também haverá ações de humanização, com palestras educativas, musiocoterapia, além de ações de beleza para pacientes. Já no dia 26, serão nrealizadas 30 punções para pacientes. Também nos dias 26 e 27 serão antecipadas 40 cirurgias oncológicas (mastologia).

Serviço:
O quê: Consulta com mastologista, punção e cirurgias
Quando: 5, 26 e 30 de outubro 
Onde: Hospital da Mulher, no Largo de Roma

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais