Pacientes com gripe estão ocupando leitos de UTI covid, diz Bruno Reis

Segundo o prefeito, casos de covid aumentaram, mas não impactaram nas hospitalizações

Publicado em 6 de janeiro de 2022 às 11:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Apesar da crescente no número de casos de covid-19, a doença não está impactando no sistema de saúde. Segundo o prefeito Bruno Reis (DEM), é a gripe que tem provocado a alta no número de pacientes internados e elevado a taxa de ocupação dos leitos. 

"Não há aumento da ocupação dos leitos de UTI por conta da covid. Muitas pessoas que estão chegando para o leito de UTI covid é por conta da gripe, e isso precisa ser dito", afirmou o prefeito. Ele atribuiu a queda no número de internações pelo novo coronavírus ao avanço da vacinação contra a doença na cidade.

O prefeito disse também que nunca teve tantas pessoas próximas infectadas com o vírus. "Eu tenho diversos colaboradores com covid. Do filho do presidente da Câmara que positivou, a amigos, temos positivados como nunca antes nós tivemos, mas, graças a vacina, ninguém está precisando de hospitalização", afirmou.

Ainda de acordo com Bruno, o sistema de saúde está sendo pressionado por outras enfermidades, como a gripe. Ele contou que houve redução expressiva dos leitos, mas a que a prefeitura tem condições de ampliar a capacidade. O prefeito não descartou impor medidas restritivas, se os casos de covid comecem a se agravar.

"Caso os números impactem no sistema de saúde por conta da covid, nós vamos avaliar que medidas nós vamos tomar. Não descartamos medidas restritivas, de isolamento social, mas, hoje, elas ainda não são necessárias", afirmou.

Gripário Para atender a demanda dos pacientes com gripe, a prefeitura prepara a reabertura do gripário Pirajá/Santo Inácio. A estrutura já está montada e a unidade deve entrar em operação em até duas semanas. De acordo com o prefeito, faltam algumas questões burocráticas para serem resolvidas e fazer a mobilização dos profissionais da saúde. 

No pico da pandemia, em 2021, a cidade operou com seis gripários. A partir do segundo semestre, com a queda no número de internações as estruturas foram sendo desmobilizadas, porém os números voltaram a subir a partir de novembro e o município está mais uma vez acionando essas unidades. Já estão em funcionamento dos gripários dos Barris, Pau Miúdo e da Ilha de Bom Jesus dos Passos.