Pacientes do Martagão recebem visita surpresa do cantor Saulo

Saulo é considerado o embaixador da oncologia do Hospital

Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 13:57

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Divulgação

Os pacientes do Hospital Martagão Gesteira receberam a surpresa de um certo Papai Noel do axé nesta segunda-feira (20). O cantor Saulo, parceiro da instituição filantrópica há anos, distribuiu presentes para crianças e adolescentes da oncologia e do ambulatório e fez ainda uma pequena apresentação musical, com direito a uma inauguração simbólica do “Cantinho do Saulo”.

Trata-se do ambulatório do setor de oncologia pediátrica, que foi reformado e recebeu esse nome em homenagem ao artista. Saulo é considerado o embaixador da oncologia do Hospital. “Essa é uma das maiores vitórias da minha vida”, afirmou o cantor.

Saulo e o Martagão já constituem uma parceria de anos. Nesta segunda, aproveitando a visita espontânea do cantor, a placa decorativa que nomeia o “cantinho” foi refeita e colocada no espaço que já existe pelo menos desde 2015.

“Sempre que pode, ele aparece no Hospital e faz algumas ações com as crianças internadas, ele é um apoiador de longa data. Ultimamente ele estava um pouco afastado por causa da pandemia e agora resolveu fazer ir lá para matar a saudade”, contou Carlos Emanuel, presidente da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão Gesteira. “O Cantinho do Saulo, que já existia, foi reformado, a gente fez alguns ajustes lá. A placa dele estava velha e a gente reposicionou e colocou uma nova”, completou. Foto: Divulgação Todos os anos, nas semanas próximas ao Natal, o Martagão costuma receber a visita de diversos parceiros da instituição, que realizam ações voltadas para os pacientes, como a entrega de presentes, atividades lúdicas, entre outras. O cantor se soma a essa rede de solidariedade que ajuda o Hospital.

“É uma glória vir aqui. Quando eu vim no Martagão pela primeira vez, senti o amor real para além do ofício. Eu vi a coisa humana que a gente busca o tempo inteiro. Minha relação com o Hospital tem sido em níveis humanos”, afirmou Saulo que, nos últimos anos, participou de diversas ações da instituição. Ele se apresentou ao lado do maestro Luciano Calazans.

"Essas coisas edificam a alma e a gente precisa disso nesse momento. Isso nos fortalece, a gente precisa desse sopro de vida. Vir aqui é sentir vida, a gente sente a vida vibrando aqui", concluiu o cantor.

Campanha

A visita de Saulo ocorre no momento em que o Martagão está em campanha de fim de ano para arrecadar recursos para o Hospital. Para ajudar, doações de qualquer valor podem ser feitas via Pix (por meio da chave [email protected]) ou pelo site da instituição. 

“O Martagão chega, antes de qualquer outro, no problema da criança, no problema de saúde da criança. Então, muito antes de qualquer organização, até mesmo o governo, perceber que algo pode ser feito, a gente procura sempre se antecipar. E por isso mesmo o Martagão vive na vanguarda, sempre percebendo tecnologias novas que surgem no primeiro mundo ou que estão disponíveis pras crianças que tenham uma renda alta, e a gente luta pra trazer e traz isso pras nossas crianças”, conta o presidente.

Ele reforça que a manutenção destes serviços de atendimento geram uma necessidade de apoio financeiro. "A gente não faz isso sozinho, a gente faz isso com parcerias, e a nossa maior parceria é o nosso doador, são as pessoas e empresas da Bahia", acrescenta.

O Martagão Gesteira é um hospital 100% SUS, que depende de doações e parcerias para cobrir seu déficit mensal. Por ano, são mais de 80 mil crianças atendidas de todo o estado e mais de 500 mil atendimentos. Disponibiliza 28 especialidades médicas, dentre elas oncologia, cardiologia, neurologia. É um hospital de alta complexidade que, na pandemia, passou a ter uma UTI e uma enfermaria exclusivas para Covid. Em 2020, passou a realizar transplante de medula óssea pediátrico, o único hospital no estado a fazer esse procedimento pelo SUS para crianças de 0 a 14 anos.