Palácio do Planalto tem 1ª morte pela covid-19; vítima era servidora da Presidência

Maria Helena Ribeiro Maier faleceu por complicações da doença na madrugada desta segunda (17); ela estava em teletrabalho

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2020 às 22:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Beto Barata/PR

A Secretaria-Geral da Presidência da República confirmou a primeira morte por covid-19 entre servidores do Palácio do Planalto. Maria Helena Ribeiro Maier faleceu na madrugada desta segunda-feira (17) por complicações da doença.

A servidora era especialista em políticas públicas e gestão governamental da Secretaria de Governo da Presidência da República e atuava na Secretaria Especial de Assuntos Federativos desde 2011. Segundo o governo, ela estava em teletrabalho desde o início da pandemia.

Maria Helena trabalhava no Planalto cedida pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, seu órgão de origem.

Segundo o último balanço da Secretaria-Geral, divulgado em 4 de agosto, 5,2% dos 3,4 mil servidores da Presidência da República contraíram a doença. Na época, eram 178 servidores infectados. Um novo balanço deve ser divulgado no início de setembro.

Desde julho, funcionários do Planalto realizam o teste rápido em um dos prédios que fica na área anexa ao palácio. Ainda de acordo com a Secretaria-Geral, mais de 50% dos servidores estão em teletrabalho ou fazem escalas de revezamento.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que já contraiu Covid-19, defende a retomada das atividades econômicas e das aulas. O presidente tem repetido nos últimos meses que é preciso isolar somente idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão nos grupos de risco da doença.

Além de Bolsonaro, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também foi infectada. Oito ministros do governo tiveram resultado positivo para o novo coronavírus:Augusto Heleno (GSI) Bento Albuquerque (Minas e Energia) Milton Ribeiro (Educação) Wagner Rosário (CGU) Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) Onyx Lorenzoni (Cidadania) Braga Netto (Casa Civil) Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência)