Para além da diversidade, mais inclusão nas organizações privadas

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 15:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

As organizações são feitas por pessoas e fazem parte da sociedade. As organizações pensam. Há muito se fala sobre o papel das organizações na sociedade, pois a primeira não pode agir descolada da segunda e dos processos que atingem direta ou indiretamente a vida de cidadãos e cidadãs.

A discussão sobre a diversidade teve como marco, convencionado por alguns estudiosos, a década de 60, nos Estados Unidos e na Europa, a partir de diversos movimentos por direitos e liberdades: direitos civis dos negros, nos EUA; luta feminista pela autonomia das mulheres; o respeito aos homossexuais. Ainda não havia a sigla LGBTI+, quando houve a revolta de Stonewall em Nova Iorque. E foram tantos outros movimentos sociais no mundo que pressionaram os governos.

Nos anos de 1970, coletivos mais organizados mobilizaram-se. É criado no Brasil o Movimento Negro Unificado e o Somos, movimento homossexual. Naquele período, nos EUA, as empresas começaram a capacitar suas equipes sobre a diversidade. A partir de 80, nos EUA, a academia produz  diversos artigos sobre diversidade nasempresas. O tema passa a ser assunto de gestão. No Brasil, de forma mais efetiva, a discussão sobre o binômio diversidade e inclusão acontece diante das lutas pela democracia, e vai se aprofundar com a constituição de 1988.

Na década de 90, a globalização torna-se um imperativo. Empresas internacionalizaram-se. Produzir e vender para outras culturas, identidades e diversos povos é estratégia de deslocamento do capital no tempo e no espaço. As companhias americanas desenvolveram programas de diversidade em vários locais do mundo. A partir de 2000, período da sociedade em rede de Manuel Castells, muitos esperaram o fim mundo, mas este não acabou. A pauta da diversidade avança nas empresas, com a vinda das multinacionais para o Brasil. Juntam-se a isto, três acontecimentos: a publicação pelo Instituto Ethos de um relatório que dizia que: “As empresas podem e devem valorizar a diversidade”; o artigo da Professora Maria Tereza Leme Fleury: “Gerenciando a diversidade cultural - experiências de empresas brasileiras”; e a reportagem da revista Exame, publicada em sua capa, intitulada “O poder da diferença nos levaria a ter resultados melhores”. Estas publicações trouxeram a discussão para dentro das empresas, sendo a diversidade pensada como estratégia de negócio.

Nos últimos 6 anos, nunca se falou tanto em diversidade nas empresas. Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas. É uma questão de fundo ético. Diz respeito à inclusão, dignidade, equidade e liberdade. Há a necessidade de aprofundamento sobre os desafios e as possibilidades da gestão da diversidade e da inclusão, para que as ações saiam do campo das imposições legais ou da mera propaganda, e tornem-se decisões conscientes de compromisso ético com as pessoas minorizadas e subrepresentadas.  Mesmo os negros e mulheres sendo maioria na sociedade brasileira, segundo o Instituto Ethos (2016), nos quadros funcionais os negros eram 35,7% e no quadro executivo apenas 4,7%.

As mulheres no quadro funcional representavam 35,5% e no quadro executivo somente 13,6%. Em relação às mulheres negras isso se aprofunda, pois são apenas 1,6% em quadros de gerência e apenas 0,4% em cargos executivos. Outro grupo, que ainda precisa de mais inclusão, mesmo com a legislação atual, são as pessoas com deficiência, pois eram 2,3% do quadro funcional e 0,6% do quadro executivo. Estes dados continuam referenciais atualmente. É importante que as empresas construam seus planejamentos estratégicos com objetivos, metas e indicadores responsabilizando gestores e avaliando resultados que reflitam, para além da diversidade, mais inclusão de negros, mulheres, pessoas com deficiências, LGBTI+, jovens e pessoas com mais de 50, que ainda são alijados dos processos de recrutamento, seleção e de ascensão nas organizações.

Para tanto, a Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria da Reparação, atua com o Programa Selo da Diversidade Étnico-Racial, que visa promover a reparação e a promoção da equidade racial e o respeito à diversidade no mercado de trabalho, orientando as empresas para pensarem novas políticas de recrutamento, seleção e revisão de normas e práticas da cultura organizacional; além de qualificar as equipes para atendimento a diversidade de clientes, no reconhecimento de vieses inconscientes e de como se manifestam nas nossas relações cotidianas todas as formas de preconceito e discriminação.

Com a orientação do prefeito ACM Neto, e sob a responsabilidade da secretária Ivete Alves do Sacramento, alcançamos a meta do planejamento estratégico com a formação de mais de 3.000 colaboradores e colaboradoras, desde a alta liderança às equipes operacionais, perpassando mais de 30 empresas participantes. No dia 10 de dezembro, renovamos o selo da diversidade étnico-racial às empresas que cumpriram seus planos e outorgamos esse reconhecimento a novas empresas, no total de 121 organizações, que assumiram com a cidade o compromisso de promover a equidade racial e o respeito à diversidade no ambiente organizacional e o de compreender a amplitude do mercado consumidor da capital, em que 68% da população negra consome alguns bilhões de reais. Estes números foram apresentados na Cerimônia de Outorga, e fazem parte da Pesquisa de Potencial de Consumo por Cor e Raça em Salvador, marco de entrega do planejamento da Secretaria da Reparação, realizada pela FARE Consultoria – Inteligência Corporativa. 

Leomar Borges é coordenador de Ações Transversais; Jaqueline Sobral é supervisora do Programa Selo da Diversidade Étnico-Racial

Conceitos e opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores

REFERÊNCIAS FARE Consultoria. Pesquisa Potencial de Consumo por cor e raça de Salvador,2019. Fleury, Maria Tereza Leme Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 40. Jul./Set. 2000. Instituto Ethos. Como as empresas podem (e devem) valorizar a diversidade. SP, 2000.  Rocha, Liliane. Como ser um Líder Inclusivo. São Paulo: Scortecci,2017 Sales, Ricardo. Aula aberta do MBA da Universidade La Salle. Rio Grande do Sul,2019. Voltolini, Ricardo. Guia Diversidade para empresas e boas práticas. São Paulo,2018.