'Passaporte da vacina': saiba como obter o seu certificado de imunização contra covid

Bahia vai exigir o documento para acesso a locais coletivos como estádios e academias; será preciso ter tomado as duas doses da vacina

Publicado em 13 de setembro de 2021 às 22:05

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Arisson Marinho/Correio

Ei, vc é da Bahia? Então, se você quiser continuar frequentando academia, jogos de futebol, teatro e outras atividades vai ter que estar com a segunda dose tomada e o passaporte da vacina na mão. 

O governador da Bahia, Rui Costa, disse nesta segunda (13) que vai passar a exigir o “passaporte da vacina” para acesso de locais coletivos. Segundo ele, a medida não foi tomada ainda porque quem tem menos de 40 anos ainda não tomou a segunda dose.

O comprovante é muito fácil de tirar, se liga que eu te ensino! 

Se você já tomou a primeira, segunda ou até mesmo dose única, elas devem aparecer no aplicativo Conecte Sus. Você pode acessar pelo site conectesus.saude.gov.br ou baixar o aplicativo Conect SUS cidadão, que está disponível grátis para os sistemas Android e iOS. 

Depois de encontrar o aplicativo, acesse normalmente por sua conta do sistema do governo federal. Se você ainda não tiver a conta, o cadastro é fácil, pode ser feito com um CPF e um email no site de cadastro do governo. 

Depois de logar no aplicativo, encontre a aba “Vacinas”, e depois clique para encontrar as informações sobre as doses, lá você vai achar a data e nome do fabricante.

Depois de seguir esses passos, se você já completou o esquema da vacinação, quando você clicar na aba das Vacinas vai ter a opção “Carteira de vacinação digital”. Lá você encontra além das suas informações, um QR Code. Esse é o passaporte da vacina.

Mas, se as suas doses não estiverem aparecendo após 10 dias de vacinação, é preciso procurar o local de vacinação ou a secretaria municipal, ou a secretaria estadual da saúde pra solicitar que seus dados sejam enviados e você consiga emitir seu certificado de vacinação. Você também pode procurar suporte online pelo aplicativo no menu “Fale com o Conect SUS”.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier