Pesquisa aponta queda no número de fumantes no Brasil

Metade das mortes causadas pelo fumo ocorre em apenas quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2017 às 02:30

- Atualizado há um ano

O Brasil aparece como destaque positivo em uma pesquisa global sobre o tabagismo. O estudo aponta que o país ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), mas é, ao mesmo tempo, um dos campeões na quedas do número de viciados em nicotina.

Em 25 anos, o Brasil viu a porcentagem de fumantes diários despencar de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. A pesquisa,  financiada pela Fundação Bill and Melinda Gates e pela Bloomberg Philanthropies e publicada pela revista The Lancet, concluiu que a redução no número de fumantes no Brasil, e também em outros países, se deve à combinação de impostos mais altos para os cigarros com o uso de avisos  nos pacotes sobre os danos do fumo à saúde.

O estudo alerta que o cigarro é responsável por uma em cada dez mortes no mundo e metade das mortes causadas pelo fumo ocorre em apenas quatro países: China, Índia, Estados Unidos e Rússia. Os peesquisadores estimam que, em 2015, aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo fumavam diariamente: um em quatro homens e uma em cada 20 mulheres. Em 1990, eram um em cada três homens e uma em cada 12 mulheres.“Apesar de mais de meio século de evidências dos efeitos prejudiciais do tabaco na saúde, atualmente, um em cada quatro homens no mundo fuma diariamente”, constata a pesquisadora Emmanuela Gakidou, uma as responsáveis pelo estudo, que completa: “Fumar cigarro continua sendo o segundo maior fator de risco de mortes prematuras e deficiências e, para reduzir seu impacto, devemos intensificar seu controle”.