Pesquisa identifica alimentos que podem atenuar o crescimento de câncer de próstata

brasil
20.06.2017, 09:35:00
Atualizado: 20.06.2017, 09:36:01

Pesquisa identifica alimentos que podem atenuar o crescimento de câncer de próstata

O estudo usa um novo método de analise para avaliar vários compostos químicos de plantas e alimentos, como açafrão, casca de maçã e uvas

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma nova pesquisa da Universidade de Texas em Austin identificou uma série de compostos naturais encontrados em alimentos, incluindo o açafrão, casca de maçã e uvas, como ingredientes chaves que poderia atenuar o crescimento do câncer de próstata. O estudo, que foi publicado esse mês no jornal Precision Oncology, usa um novo método de analise para avaliar vários compostos químicos de plantas ao invés de testá-los como agentes isolados como muitos estudos fazem, descobrindo combinações especificas que encolhem os tumores de câncer de próstata.

Durante a última década, algumas pesquisas com câncer ressaltaram as terapias potenciais encontradas em plantas, incluindo químicos encontrados em alimentos como o açafrão, casca de maçã e chá verde.

Esses compostos minimizam um dos fatores de risco para o câncer, a inflamação dentro do corpo. Pessoas que têm inflamação crônica devido à uma infecção crônica, doença autoimune e condições como obesidade têm maior risco de câncer devido ao dano das células normais. 

Os ingredientes ativos testados mais promissores foram o acido ursólico encontrado na casca de maçãs e no alecrim; a curcumina presente no açafrão e, o resveratrol presente nas uvas e frutas vermelhas.

Combinando o ácido ursólico com tanto a curcumina como o resveratrol previne as células cancerígenas de devorarem algo que precisam para crescer, a glutamina. Essa é uma solução clara: bloqueando a absorção do nutriente necessário para as células de câncer de próstata com nutrientes que são comumente encontrados na dieta humana.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas