Pesquisadores criam olho biônico que poderá beneficiar pessoas cegas

Protótipo foi construído com impressora 3D na Universidade de Minnesota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2018 às 21:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Universidade de Minnesota/Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA) criou um olho biônico usando impressão em 3D, que poderá devolver a visão à pessoas cegas.

A pesquisa, publicada na revista Advanced Material, em agosto deste ano, descreve os desafios enfrentados pela equipe para imprimir circuitos eletrônicos em uma superfície esférica, no formato do olho humano.

A impressora usada para a criação do olho biônico também foi montada pelos pesquisadores, que alteraram o design de uma impressora 3D convencional para que polímeros semicondutores fossem adicionados à tinta de partículas de prata que se depositam, camada por camada, no molde esférico. Os polímeros servem para converter luz em eletricidade.

Segundo Michael McAlpine, professor de engenharia mecânica da Universidade de Minnesota, o olho ainda é um protótipo. Ainda de acordo com ele, a próxima etapa da pesquisa é a busca por materiais mais macios para produzir olhos biônicos que possam ser testados em pessoas, funcionando como lentes de contato ultra potentes.

Fórum Agenda Bahia

As impressoras 3D também imprimem órgãos para que estudantes de medicina treinem cirurgias e já existem pesquisas sobre pele biônica, para tratamento de queimados. Outro uso das impressoras 3D é para a confecção de próteses, como as fabricadas pelo empreendedor argentino Gino Tubaro, do AtomicLab, palestrante do ano passado do Fórum Agenda Bahia.

Este ano, o fórum chegou à sua nona edição e já realizou o seminário Sustentabilidade do Agora, em agosto, e vai promover o seminário Humanize-se, em novembro. O Desafio de Inovação Acelere[se] também integra a programação de 2018 do evento.

O tema geral desta edição do fórum – Para o futuro, humanize-se – traz reflexões sobre a revolução tecnológica e seus impactos no cotidiano, na sociedade, nas cidades e nas profissões.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita e Oi, e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.

*Com Agências