Pessoas com síndrome de down começam a ser vacinadas nos próximos dias

Paciente que não tiver cadastro feito pelo médico, poderá contar com o apoio das instituições que atuam na causa para o preenchimento do formulário da SMS

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 20 de abril de 2021 às 11:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo Correio

Os soteropolitanos com síndrome de Down serão os próximos integrantes do grupo prioritário a receber a vacina. No entanto, a imunização não começa nesta quarta (21), como chegou a ser cogitado pelo prefeito Bruno Reis. De acordo com a prefeitura, a vacinação só deve ser iniciada nos próximos dias. A organização do cadastramento de pessoas com Síndrome de Down (SD), na faixa etária entre 18 e 59 anos, já foi definida por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes das secretarias municipais e estadual de saúde.

Para avançar na imunização deste público, assim como foi feito com os pacientes com comorbidades, a SMS disponibilizará o portal www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br, onde deverá ser feito o cadastro clínico do paciente. O preenchimento dos dados será feito pelo médico que acompanha a pessoa com síndorme de Down, mas aqueles que não tiverem especialista particular poderão contar com o apoio das instituições que atuam na causa para o preenchimento do formulário na página eletrônica da SMS.

O profissional de saúde responsável deverá entrar no link com os mesmos login e senha usados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e fazer o cadastro. Estima-se que cerca de 3,8 mil pessoas com SD residam em Salvador.

APAE faz cadastros

Há também outra maneira de se cadastrar e é através da Apae Salvador, que também realiza Cadastro de Pessoas com Síndrome de Down com idades de 18 a 59 anos para o programa de imunização da Prefeitura de Salvador. Para realizar o cadastro basta acessar o site da APAE, clicar no banner da campanha e preencher o formulário disponibilizado. Para o preenchimento do formulário são obrigatórias as seguintes informações: nome do aciente, data de nascimento, imagem nítida de documento oficial com foto, CPF, nome e CPF da mãe, endereço do paciente, cartão SUS, exame cariótipo ou 1 foto do rosto e 1 foto de corpo inteiro.

O presidente da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), Narciso Batista, comemorou a possibilidade de vacinação do grupo e afirmou que a federação vinha lutando há meses para que as pessoas com SD pudessem ingressar no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. "A decisão de vacinar este grupo é uma vitória para as pessoas com SD, que fazem parte do grupo de risco e, na sua maioria, possuem comorbidades intrínsecas a essa condição. Estamos muito felizes! E esperamos a inclusão das outras pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, disse Narciso O secretário da SMS, Leo Prates,  também comemorou a antecipação da imunização para este público-alvo. “As pessoas com síndrome de Down são comumente mais propensas a contrair infecções, além de terem outros problemas clínicos que podem oferecer maior risco de agravamento do quadro da Covid-19. Por estas razões, é muito importante seguir com a vacinação deste público", afirmou.

Estratégias para atualização cadastral dos pacientes definidas por instituição:

1. Apae Salvador – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Para realizar o cadastro basta acessar o site apaesalvador.org.br, clicar no banner da campanha e preencher o formulário disponibilizado na página eletrônica. No caso da impossibilidade de o médico atestar que o paciente possui a Síndrome de Down pelos documentos enviados virtualmente, os familiares serão contactados para o agendamento de uma avaliação presencial. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (71) 99933-4126.

2. Serdown – Associação Bahiana de Síndrome de Down 

A instituição disponibilizou o e-mail [email protected], para onde devem ser encaminhados dos dados do paciente como: nome completo, data de nascimento, imagem nítida de documento oficial com foto, CPF, nome completo da mãe, endereço completo do paciente, foto do cartão SUS, uma foto de rosto e uma foto de corpo inteiro, além do anexo do exame cariótipo e um telefone de contato WhatsApp.

Em caso de não ser possível ao médico identificar que o paciente possui a Síndrome de Down pelos documentos enviados, a Serdown manterá contato por WhatsApp para os devidos encaminhamentos. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3347-2424.

3. IBR/FJS – Instituto Bahiano de Reabilitação/Fundação José Silveira

O Instituto disponibilizará na próxima quinta-feira (22), das 8h às 17h, uma médica especialista para fazer avaliação de casos. O agendamento da consulta deverá ser feito previamente pelo telefone (71) 3504-5900.

4. ION – Instituto de Organização Neurológica

O Instituto fará atendimentos presenciais nos turnos matutino e vespertino da próxima quarta-feira (28). O agendamento também deverá ser feito previamente através dos telefones (71) 3336-2699 ou (71) 3336-2792. No ato da consulta deverão ser apresentados os seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG), CPF, cartão SUS, comprovante de residência do paciente e relatório médico (caso tenha).

5. NACPC – Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral 

A instituição disponibilizou o e-mail fluxonacpc.vacinaçã[email protected] para o recebimento da documentação dos pacientes como: nome completo, data de nascimento, CPF, nome completo da mãe, telefone de contato e anexos do documento oficial com foto (RG), comprovante de endereço do paciente, cartão SUS, exame cariótipo ou fotos do rosto e corpo inteiro do paciente.

Em caso de não ser possível ao médico identificar que o paciente apresenta a Síndrome de Down pelos documentos enviados, será agendando avaliação presencial pelo número de contato fornecido. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3235-3729 ou (71) 3611- 2902.

Sobre a vacinação dos profissionais da educação, Bruno Reis salientou que o primeiro grupo da classe será dos trabalhadores que atuam na área de educação infantil, sejam eles de escola privada ou pública e disse que a intenção é concluir rápido a vacinação desse grupo. 

"Nossa expectativa, com a chegada de novas vacinas essa semana, é concluir a vacinação desse grupo de profissionais até o fim desta semana", concluiu. 

*sob supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro