Petrobras anuncia redução de até 30% do salário dos funcionários

Corte valerá pelos próximos três meses

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 1 de abril de 2020 às 12:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

A Petrobras anunciou redução de até 30% nos salários dos funcionários de todo o Brasil nos próximos três meses. O comunicado foi enviado aos colaboradores nesta quarta-feira (1º), depois da sequência de quedas no preço do petróleo devido à pandemia do novo coronavírus.

A diminuição do salário varia de 10% a 30% de acordo com o cargo ocupado. Para os funcionários que ocupam cargos não-comissionados, por exemplo, a redução será de 25%. 

A medida pretende poupar R$ 700 milhões em despesas com pessoal e inclui, também, mudança temporária de regimes de turno para o regime administrativo - em média, 3,2 mil empregados - e redução da jornada de trabalho, de oito para seis horas para outros 21 mil empredados.

O diretor de comunicação da Sindipetro, Radiovaldo Costa, disse que a entidade é contrária às medidas, classificadas como "absurdas". "Vamos nos contrapor e enfrentar essas medidas, já que não há concordância dos trabalhadores, nem a nível de brasil, nem a nível de Bahia", disse ao CORREIO. 

Ele também afirmou que as propostas colocam "nas costas dos trabalhadores a conta da crise".

No documento, a Petrobras afirma que "o cenário atual é marcado por uma combinação inédita de queda abrupta do preço do petróleo, excedente de oferta no mercado e uma forte contração da demanda global por petróleo e combustíveis. Estas novas medidas envolvem redução da produção de petróleo, postergação de desembolso de caixa e redução de custos".

A Petrobras não se pronunciou até o momento.