PF cumpre mandados na RMS contra grupo que frauda benefícios do INSS

bahia
23.09.2021, 09:21:00
Atualizado: 23.09.2021, 09:22:02
(Foto: Divulgação/PF)

PF cumpre mandados na RMS contra grupo que frauda benefícios do INSS

A ação é continuidade das investigações que levaram às prisões de duas pessoas que tentavam sacar R$ 30 mil em agência

A Polícia Federal (PF) cumpre dois mandados de busca e apreensão, em Camaçari e Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), visando combater fraudes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os mandados fazem parte da Operação Heterônimo, que é realizada em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e da Previdência. Segundo a PF os alvos não foram encontrados em casa e foi apreendida apenas uma pistola.

A ação é continuidade das investigações que levaram às prisões, em junho deste ano, de duas pessoas em flagrante, no interior de uma agência bancária de Salvador, ocasião em que se impediu o saque de cerca de R$ 30 mil referente a um benefício do INSS fraudulento. Segundo a PF, as investigações demonstram que os fraudadores têm por modus operandi a criação de segurados fictícios, mediante documentação falsa, e posteriormente arregimentação de idosos para funcionarem como dublês, a fim de obter vantagens indevidas junto ao INSS e bancos.

Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, dentre eles integrar associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. Somada, as penas podem chegar a mais de 25 anos de prisão. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas