PF desarticula grupo que desviou R$ 10 milhões em fraudes bancárias na Bahia e Ceará

Polícia cumpre 8 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca

Publicado em 4 de dezembro de 2019 às 09:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes bancárias, a Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira (4) na Bahia e no Ceará. Cerca de 100 policiais federais cumprem 8 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Santa Bárbara e Catu.

A investigação aponta que os envolvidos forjavam contratos sociais e outros documentos com dados falsos, simulando a existência de faturamentos e rendimentos de grande montante, que, com a conivência de funcionários das instituições financeiras, possibilitavam a obtenção de empréstimos que jamais eram quitados.

Segundo informações da Polícia Federal, as investigações começaram a partir de provas e colaborações premiadas obtidas na Operação Ali Babá, deflagrada em julho de 2016, e apontam a participação de servidores públicos e despachantes em desvios que superam os R$ 10 milhões. 

Os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.