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Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2021 às 14:39
- Atualizado há 2 anos
Em diversos estados do país, o retorno às escolas na modalidade presencial já está acontecendo. Até o dia 28 de julho, data mais recente da divulgação oficial do número de vacinados no país, cerca de 189 milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus, de acordo com o Governo Federal. >
Com o avanço da campanha de imunização, a área educacional que já planejava o retorno às aulas, colocou em prática ações para a retomada das atividades. Para isso, uma das principais recomendações é restabelecer vínculos entre estudantes e professores, de modo a relacionar o bem-estar e o desempenho de todos os agentes envolvidos nessa ação para facilitar a processo de ensino-aprendizagem. >
A pesquisa “De volta à escola: estratégias pós-isolamento social”, do Instituto Ayrton Senna aponta que diversas atividades para trabalhar as emoções com os estudantes. As dinâmicas de integração podem ajudar não apenas a melhorar o clima escolar, mas também proporcionar o aprendizado de importantes habilidades socioemocionais como escuta ativa, empatia, comunicação, autoconhecimento e colaboração.>
Tais demandas também partem dos próprios estudantes. Dados da segunda parte da pesquisa Juventudes e a Pandemia de Coronavírus, referente ao ano de 2021, apontam que 6 a cada 10 jovens consideram atividades que trabalham a saúde mental como prioridade, seja nas aulas on-line ou na retomada das aulas presenciais.>
“Para além do retorno físico às salas de aula, os professores precisam pensar como estão a cabeça dos alunos após quase dois anos de aula remota. A expectativa em reencontrar os amigos, a ansiedade por retornar ao espaço onde essas crianças, esses jovens se sentem bem. Por outro lado, o medo de sair de casa também precisa ser levado em consideração. Por isso, abordar conteúdos e proporcionar momentos de descontração e alegria são essenciais para um retorno tranquilo”, afirma a professora Mariana Gonçalves, 35. >
Pensando nisso, a Escolas Conectadas, plataforma de formação continuada, disponibiliza sete cursos para ajudar os educadores no planejamento de uma aprendizagem significativa nessa volta às aulas. As especializações são gratuitas, on-line, certificadas e podem ser realizadas como e onde o educador quiser. Confira:>
1. Jogos e brincadeiras: para além da seriação>
Um dos conteúdos que mais engaja os estudantes, independentemente do nível de aprendizagem são os jogos. Através do lúdico, os alunos potencializam seu desenvolvimento de forma divertida e educativa. O propósito deste curso é discutir e analisar as potencialidades deles na constituição da infância e na construção de vínculos.>
Início: 30 de agostoTérmino: 27 de setembroCarga horária: 20 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Comunicação; Empatia e cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Cultura Digital; Repertório CulturalCertificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul>
2. Experiências educativas inovadoras usando as TIC>
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vieram para ficar. Falar em inovação e integração entre profissionais da educação e estudantes é também debater as possibilidades dos recursos tecnológicos como potencializadores do desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI. O objetivo do curso é reavaliar práticas pensando no contexto atual e adaptá-las para a realidade de cada turma.>
Início: 30 de agostoTérmino: 27 de setembroCarga horária: 10 horasModalidade: AutoformativoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Cultura Digital.Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro>
3. Inova Escola – Personalização>
Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Por meio da personalização, os professores podem compreender as necessidades individuais e valorizar a diversidade de saberes da turma. O objetivo do curso é preparar os participantes para aplicar o conceito de personalização em suas realidades, adaptando práticas para desenvolver autonomia e mediar o processo de aprendizagem de acordo com os ritmos variados dos estudantes.>
Início: 27 de setembroTérmino: 25 de outubroCarga horária: 25 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vidaCertificação: Instituto Singularidades>
4. Avaliação: para que e como avaliar>
Uma vez adotadas práticas inovadoras, os processos avaliativos também precisam acompanhá-las. O objetivo da avaliação é conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender. Neste curso, os educadores são convidados a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas, em modelos presenciais e remotos, e a pensar nelas como parte do processo de aprendizagem.>
Início: 11 de outubroTérmino: 08 de novembroCarga horária: 20 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado;Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul>
5. Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula>
Conceitos como disciplina e indisciplina são discutidos, buscando responder algumas das questões mais essenciais dos educadores em relação à gestão de uma sala de aula. A partir dos tópicos levantados ao longo do módulo, o objetivo é fazer com que o educador sinta-se mais confortável para buscar soluções de construção participativa com a turma.>
Início: 11 de outubroTérmino: 08 de novembroCarga horária: 50 horasModalidade: Curso mediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Argumentação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania.Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul>
6. Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender>
Diante da possibilidade de personalizar conteúdos e analisar grandes volumes de dados, a colaboração se torna uma das mais importantes habilidades a ser desenvolvida para tomar decisões e executá-las de forma efetiva. A ideia do curso é incentivar construções coletivas em sala de aula e em outros ambientes, criar redes e ampliar a conexão entre profissionais da educação e estudantes.>
Início: 25 de outubroTérmino: 22 de novembroCarga horária: 50 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação, Argumentação; Empatia e cooperação; Cultura DigitalCertificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul>
7. Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica>
Entre tantos impactos produzidos pela pandemia sobre a educação, a necessidade de repensar os tempos e espaços escolares talvez seja o maior. Neste curso, o objetivo é apresentar estratégias que permitam romper o modelo tradicional de escola para encorajar a paixão por aprender, o exercício da curiosidade e a adoção de princípios e procedimentos científicos, como a investigação, a análise crítica, a imaginação e a criatividade.>
Início: 25 de outubroTérmino: 22 de novembroCarga horária: 20 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação; Argumentação; Pensamento científico, crítico e criativo; Empatia e CooperaçãoCertificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul>
* Com informações da Fundação Telefônica Vivo >
Fonte: Agência Educa Mais Brasil >