Plataforma disponibiliza cursos para auxiliar professores na volta às aulas

São sete especializações gratuitas e on-line oferecidas pela “Escolas Conectadas”

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 14:39

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

Em diversos estados do país, o retorno às escolas na modalidade presencial já está acontecendo. Até o dia 28 de julho, data mais recente da divulgação oficial do número de vacinados no país, cerca de 189 milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus, de acordo com o Governo Federal.

Com o avanço da campanha de imunização, a área educacional que já planejava o retorno às aulas, colocou em prática ações para a retomada das atividades. Para isso, uma das principais recomendações é restabelecer vínculos entre estudantes e professores, de modo a relacionar o bem-estar e o desempenho de todos os agentes envolvidos nessa ação para facilitar a processo de ensino-aprendizagem.

A pesquisa “De volta à escola: estratégias pós-isolamento social”, do Instituto Ayrton Senna aponta que diversas atividades para trabalhar as emoções com os estudantes. As dinâmicas de integração podem ajudar não apenas a melhorar o clima escolar, mas também proporcionar o aprendizado de importantes habilidades socioemocionais como escuta ativa, empatia, comunicação, autoconhecimento e colaboração.

Tais demandas também partem dos próprios estudantes. Dados da segunda parte da pesquisa Juventudes e a Pandemia de Coronavírus, referente ao ano de 2021, apontam que 6 a cada 10 jovens consideram atividades que trabalham a saúde mental como prioridade, seja nas aulas on-line ou na retomada das aulas presenciais.

“Para além do retorno físico às salas de aula, os professores precisam pensar como estão a cabeça dos alunos após quase dois anos de aula remota. A expectativa em reencontrar os amigos, a ansiedade por retornar ao espaço onde essas crianças, esses jovens se sentem bem. Por outro lado, o medo de sair de casa também precisa ser levado em consideração. Por isso, abordar conteúdos e proporcionar momentos de descontração e alegria são essenciais para um retorno tranquilo”, afirma a professora Mariana Gonçalves, 35.

Pensando nisso, a Escolas Conectadas, plataforma de formação continuada, disponibiliza sete cursos para ajudar os educadores no planejamento de uma aprendizagem significativa nessa volta às aulas. As especializações são gratuitas, on-line, certificadas e podem ser realizadas como e onde o educador quiser. Confira:

1. Jogos e brincadeiras: para além da seriação

Um dos conteúdos que mais engaja os estudantes, independentemente do nível de aprendizagem são os jogos. Através do lúdico, os alunos potencializam seu desenvolvimento de forma divertida e educativa. O propósito deste curso é discutir e analisar as potencialidades deles na constituição da infância e na construção de vínculos.

Início: 30 de agostoTérmino: 27 de setembroCarga horária: 20 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Comunicação; Empatia e cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Cultura Digital; Repertório CulturalCertificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

2. Experiências educativas inovadoras usando as TIC

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vieram para ficar. Falar em inovação e integração entre profissionais da educação e estudantes é também debater as possibilidades dos recursos tecnológicos como potencializadores do desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI. O objetivo do curso é reavaliar práticas pensando no contexto atual e adaptá-las para a realidade de cada turma.

Início: 30 de agostoTérmino: 27 de setembroCarga horária: 10 horasModalidade: AutoformativoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Cultura Digital.Certificação: Centro Universitário Ítalo Brasileiro

3. Inova Escola – Personalização

Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Por meio da personalização, os professores podem compreender as necessidades individuais e valorizar a diversidade de saberes da turma. O objetivo do curso é preparar os participantes para aplicar o conceito de personalização em suas realidades, adaptando práticas para desenvolver autonomia e mediar o processo de aprendizagem de acordo com os ritmos variados dos estudantes.

Início: 27 de setembroTérmino: 25 de outubroCarga horária: 25 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vidaCertificação: Instituto Singularidades

4. Avaliação: para que e como avaliar

Uma vez adotadas práticas inovadoras, os processos avaliativos também precisam acompanhá-las. O objetivo da avaliação é conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender. Neste curso, os educadores são convidados a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas, em modelos presenciais e remotos, e a pensar nelas como parte do processo de aprendizagem.

Início: 11 de outubroTérmino: 08 de novembroCarga horária: 20 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado;Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

5. Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Conceitos como disciplina e indisciplina são discutidos, buscando responder algumas das questões mais essenciais dos educadores em relação à gestão de uma sala de aula. A partir dos tópicos levantados ao longo do módulo, o objetivo é fazer com que o educador sinta-se mais confortável para buscar soluções de construção participativa com a turma.

Início: 11 de outubroTérmino: 08 de novembroCarga horária: 50 horasModalidade: Curso mediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Argumentação; Empatia e Cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania.Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

6. Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Diante da possibilidade de personalizar conteúdos e analisar grandes volumes de dados, a colaboração se torna uma das mais importantes habilidades a ser desenvolvida para tomar decisões e executá-las de forma efetiva. A ideia do curso é incentivar construções coletivas em sala de aula e em outros ambientes, criar redes e ampliar a conexão entre profissionais da educação e estudantes.

Início:  25 de outubroTérmino: 22 de novembroCarga horária: 50 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação, Argumentação; Empatia e cooperação; Cultura DigitalCertificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

7. Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica

Entre tantos impactos produzidos pela pandemia sobre a educação, a necessidade de repensar os tempos e espaços escolares talvez seja o maior. Neste curso, o objetivo é apresentar estratégias que permitam romper o modelo tradicional de escola para encorajar a paixão por aprender, o exercício da curiosidade e a adoção de princípios e procedimentos científicos, como a investigação, a análise crítica, a imaginação e a criatividade.

Início:  25 de outubroTérmino: 22 de novembroCarga horária: 20 horasModalidade: MediadoCompetências da BNCC envolvidas: Conhecimento; Comunicação; Argumentação; Pensamento científico, crítico e criativo; Empatia e CooperaçãoCertificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

* Com informações da Fundação Telefônica Vivo

Fonte: Agência Educa Mais Brasil