‘População não vacinada’ no país é alto risco, diz OMS sobre Febre Amarela

No Rio, subiu para sete o número de mortos pela febre amarela

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 00:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo EBC

O grande número de pessoas não vacinadas contra a febre amarela no Brasil representa um “alto risco” de proliferação maior da doença no país. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que observa que as novas regiões que passaram a ser áreas de risco contam com população desprotegida, o que poderia levar “a um novo nível de transmissão”.

O alerta, emitido ontem aos demais governos no mundo, também destaca que a campanha de vacinação de ampla escala que será realizada para frear a febre amarela em 21 milhões de pessoas da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, representa “desafio significativo”.

A OMS, que nas últimas semanas mostrou preocupação com a situação no Brasil, diz que, “embora as medidas implementadas pelas autoridades brasileiras tenham contribuído para a ocorrência de menos casos, a quantidade de pessoas ainda não vacinadas que continuam a viver em áreas com ecossistemas favoráveis à transmissão do vírus da febre amarela representa um risco elevado”.

[[saiba_mais]]

No Rio, subiu para sete o número de mortos pela febre amarela, segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde.  Dois municípios da Região Serrana - Teresópolis e Nova Friburgo - confirmaram um novo caso cada. A campanha de vacinação da dose fracionada lançada pelo Ministério da Saúde tem início nessa quinta-feira em São Paulo e Rio de Janeiro, que anteciparam a data. Na Bahia, único estado que não antecipou a campanha, permanece a data prevista (de 19 de fevereiro a 9 de março). O dia 24 será o dia “D” da campanha.