População reclama de mau cheiro intenso no Dique do Tororó

salvador
18.10.2017, 04:30:00
(Almiro Lopes/CORREIO)

População reclama de mau cheiro intenso no Dique do Tororó

Segundo biólogo, excesso de matéria orgânica na água pode ser a causa do problema

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Há cerca de dois meses, os  clientes de um dos restaurantes no entorno do Dique do Tororó precisam escolher se passam calor, fechando as janelas do estabelecimento, ou se aguentam o mau cheiro vindo do manancial. “Estava pior, a ponto do cliente chegar e nem pedir a refeição”, lamenta o gerente de um dos locais, que pediu para não ter o nome divulgado. 

O cheiro desagrádavel, semelhante ao de esgoto, afeta até quem passa de carro na região. A administradora Fabrícia Lima, 28, trabalha no Engenho Velho da Federação e costuma passar diariamente pelo Dique. Ela conta que já pensou em mudar de trajeto por causa do odor: “Parece que mataram uma pessoa e jogaram aí dentro. Eu tenho até medo de pegar doença”. 

Quem também pensou em mudar de rotina por causa do fedor foi a doméstica Rosilda Lopes, 41. Ela pratica exercícios físicos nos equipamentos que ficam no entorno do lago. “Eu não deixei de malhar aqui, mas prefiro ficar na parte que não tem fedor”. 

A coloração da água também é sintoma de que algo de errado está acontecendo com o manancial. Professor de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Doriedson Ferreira suspeita que o excesso de matéria orgânica esteja causando o problema. De acordo com ele, o fósforo e o nitrogênio na água fazem com que  as microalgas se proliferem. “Existe a possibilidade de que  a decomposição dessas microalgas produza o odor”, explica. 

Nesta terça, 17, o prefeito ACM Neto utilizou as redes sociais para falar sobre  o mau cheiro que afeta a região do Dique. Em um post, ele publicou:  “Tenho recebido várias mensagens sobre a situação do Dique do Tororó. Hoje (terça) mesmo passei por lá e, mais uma vez, senti o mau cheiro insuportável. É bom deixar claro que o Dique é administrado pela Conder e a qualidade das águas de Salvador é monitorada pelo Inema, ambos órgãos estaduais”, esclareceu o prefeito. 

A reportagem do CORREIO entrou em contato com a Conder e o órgão informou que não tem domínio sobre as águas do Dique, apenas pelas áreas do entorno. A Embasa também esclareceu  que não é responsável pela manutenção do local. Já o Inema foi procurado, mas não respondeu até o fechamento desta edição. Os três órgãos são ligados ao governo estadual.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais