Português viaja de barco até Salvador para entregar imagem de santa

Viagem da Europa à Bahia com imagem de Nossa Senhora de Fátima durou 46 dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 22:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Ricardo Diniz durante a viagem para o Brasil (Foto: Divulgação) Navegador solitário, o português Ricardo Diniz saiu de barco de Portugal, no dia 15 de outubro de 2017, com um missão: trazer a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com 70 centímetros de altura, para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Stella Maris, em Salvador. Nesta quarta-feira (3), o velejador entregou a imagem ao bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson, e ao pároco da igreja, padre Paulo Nunes Santos, durante uma cerimônia.

Após passar 46 dias no mar, Diniz chegou na capital baiana no último dia 31 de dezembro. A entrega da imagem tem como propósito unir o Centenário das Aparições de Fátima aos 300 anos da Senhora de Aparecida.

Em seu blog, o velejador descreve a viagem como o “uma Missão de Fé, Paz, Amor”. Ao invés de colocar os habituais patrocínios ou logotipos presentes nos veleiros, Diniz colocou as palavras "fé, paz e amor", traduzidas também em inglês – "faith, peace, love"– no barco.  Ricardo e a imagem da santa (Foto: Reprodução) Longo trajeto  Diniz fez escalas em diferentes locais. Entre eles: Lisboa, Portimão, Ilhas Canárias e Cabo Verde. No último país, ainda na África, ele participou de uma procissão até a Igreja Matriz de São Vicente, onde a imagem foi saudada pela população. De Cabo Verde, o navegador solitário partiu diretamente para Salvador.

Já no Brasil, ele passou por lugares como Fernando de Noronha. No site, ele chegou a relatar alguns apertos da viagem: ”Estou mesmo atrapalhado com o calor. O barco é muito físico e cada manobra de põe vela, tira vela, sobe vela, baixa vela parece usar mais transpiração do que os líquidos que consigo beber. Hoje já foram 3 litros de água e acho que vou beber mais 2 pelo menos. Lá fora está mais fresco mas levo com o sol directo. Hoje nem há nuvens… Cá dentro está mais calor mas há sombra".