Pós-graduação é agente de inclusão no mercado de trabalho

Alunos da UNINASSAU contam com opções presenciais e à distância

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2020 às 14:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: fotos: divulgação

Há alguns anos, conquistar um diploma e estar graduado era suficiente para se inserir no mercado de trabalho, porém, a concorrência aumentou e, atualmente, é preciso ter um diferencial e alguma experiência. Mas como preencher esses requisitos ao sair da faculdade?

A biomédica Isnara Rocha, 35 anos, apostou em uma pós-graduação e foi muito criteriosa ao escolher o curso Hematologia e Hemoterapia da UNINASSAU, por este oferecer aulas teóricas e práticas e, ainda, contar com professores que atuam no mercado, trazendo a experiência da rotina para a sala de aula.

“Isso colaborou muito para que eu conseguisse trabalhar em um grande laboratório de Salvador. Hoje, quando tenho algum problema para resolver até consulto o material dos professores, porque tudo o que eles trouxeram já é aplicado na prática. Este foi um dos motivos pelos quais optei em fazer esta pós. Eu já estava no final do curso quando entrei no mercado de trabalho e não tive dificuldades para isso”, afirma Isnara, pós-graduada há um ano. A biomédica destaca que 99% dos seus colegas de turma já estão empregados e compartilham da mesma opinião sobre as vantagens encontradas na formação. A biomédica Isnara Rocha escolheu o curso Hematologia e Hemoterapia da Uninassau (Fotos: divulgação) A professora Eronildes Almeida, que coordena dois cursos na área de Saúde da UNINASSAU: Análises Clínicas e Hematologia e Hemoterapia, explica que cada pós tem duração de 18 meses com aulas teóricas e práticas, quinzenalmente aos sábados. “Pela manhã, temos a teoria e, à tarde, fazemos a prática. Todos os professores atuam no mercado, porque nosso objetivo é trazer este campo para a sala. Os incentivamos a levarem estudos de casos reais para a aula”, explica. Ao final, os novos profissionais podem atuar em clínicas e laboratórios de sangue, bem como adquirem total competência e segurança para se dedicarem à pesquisa.

Oportunidades Para a coordenadora Eronildes, outra grande vantagem dessa relação é a possibilidade de network para os alunos, pois uma vez que se destacam durante as aulas, acabam indicados pelos professores aos empregos ou são convidados a trabalharem junto com os mestres. A professora Eronildes Almeida coordena dois cursos na área de Saúde da Uninassau: Análises Clínicas e Hematologia e Hemoterapia Já para aqueles que têm paixão pela sala de aula, a instituição oferece o Estágio em Docência. Desta maneira, os estudantes que pretendem ensinar têm a possibilidade de, durante seis meses, acompanharem os professores da graduação durante as aulas em cursos como Biomedicina, Farmácia e Enfermagem. “Por isso, o nosso público dessas pós são todos os profissionais da área da saúde”, salienta a coordenadora dos cursos, que já estão na quarta turma. 

Segundo a reitora da UNINASSAU, Cecília Emília Queiroz, estes recursos refletem uma preocupação com a trabalhabilidade dos alunos em todos os cursos. Por isso, ela ressalta que a UNINASSAU não abre mão de ter em sala de aula, não só mestres e doutores, mas docentes com experiência na área, aproximando assim este futuro especialista do mercado de trabalho, um sinal do comprometimento da instituição com a formação dos novos profissionais

“Entendemos que é preciso fortalecer o conhecimento prático ao projeto pedagógico do curso, já que os alunos buscam na pós-graduação, um diferencial para sua vida profissional, transcendendo o conhecimento básico da graduação para o conhecimento especializado.  É preciso se qualificar, porque o mercado exige cada vez mais e a pós é um agente de inclusão neste mercado, independente da área em formação”, afirma a reitora.

Além dos cursos presenciais, também cresce a procura pelas opções de formação à distância. Entre os disponíveis presenciais e EAD são mais de 30 ofertados, envolvendo áreas como Educação, Saúde, Gestão, Direito, Psicologia, Estética e muitos outros. Para conferir a lista completa, basta acessar o site www.uninassau.edu.br.

O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.