Postos de saúde intensificam vacinação contra febre amarela em Salvador

Ação visa reduzir a população com riscos de contrair a doença

Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 10:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Após a divulgação da nota da Organização Mundial da Saúde (OMS) que coloca o Brasil em alerta para uma possível epidemia de febre amarela, os postos da capital baiana intensificam a vacinação contra a doença até o período do Carnaval. A ação visa ampliar a cobertura vacinal em Salvador, além de reduzir a população suscetível à patologia num curto espaço de tempo.

“Entre dezembro de 2018 e janeiro desse ano foram confirmados 36 casos de febre amarela no Brasil nos estados do Paraná e São Paulo. Sabemos que o vírus está circulando no país e esse é um período que nossa cidade tem grande circulação de pessoas. Portanto é de suma importância que todos os indivíduos que compõem o público eletivo da vacina estejam protegidos na capital”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora do Controle de Doenças Imunopreveníveis.

Leia também: Turistas estrangeiros devem se vacinar contra febre amarela antes de visitar a Bahia

Estima-se que 1,1 milhão de soteropolitanos ainda precisam se proteger contra a doença na capital baiana. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 17 horas, em 89 unidades de referência para imunização contra a febre amarela.

O imunobiológico é administrado em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, para mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

E para os indivíduos acima dos 60 anos e gestantes recomenda precauções. Sendo assim, para estes grupos a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Veja aqui a lista de 89 postos onde se vacinar na capital.

Número de casos Dados da OMS dão conta que o Brasil pode estar vivendo terceira onda de surto da febre amarela da história. Nos últimos dois meses, foram contabilizados 36 episódios da patologia no país. As ocorrências se concentram em 11 municípios de São Paulo e Paraná: Eldorado (16), Jacupiranga (01), Iporanga (07), Cananeia (03), Cajati (02), Pariquera-Açu (01), Sete Barras (01), Vargem (01), Serra Negra (01), Antonina (01) e Adrianópolis (01).

Cerca de 89% dos afetados foram homens, com média de idade de 43 anos. Ao menos 64% dos infectados são trabalhadores rurais.

Pessoas com contraindicações para a vacina contra a febre amarela (crianças abaixo de nove meses, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com hipersensibilidade grave à proteína do ovo e imunodeficiência grave) ou com mais de 60 anos devem consultar um profissional de saúde para avaliação cuidadosa de risco-benefício.