Praias de Amaralina e Boa Viagem serão reabertas; Piatã segue fechada

Esses espaços foram fechados por sete dias após aglomerações

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2020 às 10:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Tiago Caldas/ CORREIO

Fechadas por causa das aglomerações as praias de Cantagalo, Amaralina e Boa Viagem serão liberadas a partir de quarta-feira (7). O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5) pelo prefeito de Salvador ACM Neto. A praia de Piatã, porém, continuará interditada.

A reabertura das praias foi autorizada há duas semanas, mas está atrelada ao cumprimento por parte da população de recomendações, como: evitar aglomerações, usar máscara sempre que estivesse fora d'água, não consumir bebidas nem alimentos na praia e não frequentar aos sábados e domingos. Em Cantagalo, Boa Viagem, Amaralina, e Piatã todas essas medidas foram ignoradas, como o CORREIO mostrou em reportagens. Aglomeração na praia de Piatã (Foto: Nara Gentil/CORREIO) Devidos às aglomerações, uma semana depois de autorizar as atividades, a Prefeitura voltou atrás e determinou a proibição novamente nessas quatro praias. Barreiras físicas foram instaladas pela Guarda Civil e pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). Os calçadões continuaram abertos para a prática de atividades físicas, mas as faixas de areia foram bloqueadas e quem tentou descumprir a regra foi convidado pelos guardas a se retirar. Amaralina não pode funcionar às segundas, mas público não respeitou (Foto: Marina Silva/ CORREIO) A interdição determinada pelo prefeito tinha validade de sete dias, e expira nesta quarta-feira. ACM Neto avaliou o comportamento da população nos últimos dias como positivo e disse que, por isso, resolveu suspender as interdições. Em Piatã, ocorreram mais casos de desrespeito às medidas e esse será o único local onde o isolamento será mantido.  

“Tivemos um final de semana de relativa tranquilidade nas praias de Salvador. Sábado foi absolutamente exemplar, com pouquíssimos casos, isolados, de ocupação das praias. No domingo, tivemos um problema maior na região de Piatã e Itapuã, e a Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública agiram para contornar o problema, mas esse fim de semana foi mais tranquilo que o anterior, o que deixa uma mensagem muito positiva”, afirmou.

O decreto proíbe atividades em todas as praias nos fins de semana. Apenas três delas permanecem interditadas todos os dias: Porto da Barra, Buracão e Paciência. Já São Tomé de Paripe,Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã só podem funcionar de terça a sexta-feira. As demais têm horário de funcionamento de segunda a sexta. Boa Viagem teve aglomerações antes da interdição (Foto: Nara Gentil/ CORREIO) Regras Um decreto de 20 de março determinou o fechamento de todas as praias de Salvador por conta da pandemia. Quase seis meses depois, no dia 18 de setembro, o prefeito anunciou a reabertura desses espaços a partir do dia 21, uma segunda-feira, mas com algumas ressalvas. As praias do Porto da Barra, Buracão e Paciência permanecem fechadas porque têm uma faixa de areia muito estreita o que provoca aglomerações.

Já São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã podem funcionar apenas de terça à sexta-feira. A prefeitura excluiu a segunda-feira desses cinco espaços porque esse dia tem movimento grande de banhistas nesses locais. As demais praias podem funcionar de segunda à sexta-feira, e não há limite de horário em nenhum dos casos. Atividades em grupo estão proibidas (Foto: Marina Silva CORREIO) Todas as praias de Salvador estão proibidas de receberem público aos fins de semana, mas no primeiro sábado e domingo após a reabertura houve aglomerações em alguns desses espaços. O resultado foi a interdição por sete dias de Boa Viagem, Cantagolo, Amaralina, e Piatã.  

O protocolo determina distanciamento de 1,5 metro entre os banhistas, uso de máscara sempre que estiver fora do mar, proíbe o comércio de alimentos na praia, não permite uso de cooler ou caixa de isopor com comidas e bebidas, nem o uso de cadeiras e sombreiros, e limita as atividades esportivas para apenas duas pessoas.