Prazo para recadastramento do cartão SUS é prorrogado até fim de outubro

Procedimento pode ser feito pelo site ou nas unidades básicas de saúde

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2020 às 19:40

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Agência Brasil

O prazo para o recadastramento do cartão SUS em Salvador foi prorrogado mais uma vez e, agora, quem ainda não realizou o procedimento terá até 31 de outubro para fazer.

De acordo com a prefeitura, mais de 1,7 milhão de moradores já efetuaram a atualização e mais de um milhão foi feita através do site criado pela Secretaria Municipal de Saúde (www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br).

Além do portal, os beneficiários podem fazer o recadastramento de forma presencial nas 152 unidades básicas de saúde da capital, com ajuda de um agente comunitário de saúde. Para isso, os moradores só precisam levar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS, e o comprovante de residência no próprio nome ou de algum parente de primeiro grau.

"Implantamos o site para suprir a alta procura da população em nossas unidades de saúde, visando dar mais comodidade às pessoas que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento. É importante que todos realizem o recadastramento e não deixe para última hora para evitar aglomerações”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates.

É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda a documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde. A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.

Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades municipais. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.