Prefeito ACM Neto anuncia mudanças nas secretarias municipais

Leo Prates continua na Saúde; Neto defendeu adiamento das eleições

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 4 de junho de 2020 às 11:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO

O prazo de desincompatibilização para concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano encerra nesta quinta-feira (4) e, por isso, os possíveis candidatos ao Palácio Tomé de Souza deixaram hoje o comando das secretarias. Em Salvador, três secretários abriram mão dos cargos e foram substituídos por novatos ou velhos conhecidos do serviço público.

O prefeito ACM Neto anunciou as mudanças no secretariado municipal durante a inauguração de um trecho da Via Regional, em Sete de Abril, nesta quinta.

"Nosso foco não muda em nada. Continuaremos sem fazer política. Só temos um foco: saúde pública. Vida humana. Cidade de Salvador", afirmou Neto, dizendo que as mudanças são uma "formalidade" para cumprir a legislação eleitoral. Ele frisou que quem sai "deixa as secretarias, mas não deixa nossa equipe e nosso trabalho", disse.

O nome mais aguardando era o do novo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), cargo que até agora era ocupado pelo vice-prefeito Bruno Reis. Antes de anunciar o novo comandante da pasta, ACM Neto agradeceu o empenho de Bruno e fez elogios ao colega.  

“Bruno foi secretário de Promoção Social na nossa primeira gestão. Ele assumiu ao meu lado a coordenação desse trabalho, e hoje ele vem sendo uma mão na roda, e vem me ajudando muito, e não apenas a definir logística, como também a planejar e garantir a execução. Sem dúvida, é uma das pessoas que mais conhecem essa cidade, e que conhece inteiramente a nossa gestão”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis deixa a pasta para se dedicar às eleições deste ano. Ele é pré-candidato a prefeito pelo DEM. Além dele, também deixam as pastas as titulares da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, e da Secretaria de Reparação (Semur), Ivete Sacramento. Ambas estão aptas a participar do processo eleitoral 2020, mas não se manifestaram sobre a possibilidade de participar de alguma chapa.

Seinfra O comando da Secretaria de Infraestrutura será assumido por Luciano Ricardo Gomes de Sandes, diretor da Secretaria de Manutenção (Seman). Por enquanto, ele vai acumular as duas funções. Sandes é engenheiro sanitarista e faz parte da equipe da prefeitura desde o início, em 2013, e antes de chegar à Seman foi diretor da Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).

“Nesse primeiro momento ele vai acumular as duas funções. Como ele conhece a cidade toda, cada detalhe de Salvador, nós não vamos ter nenhuma dificuldade dele pilotar as duas áreas ao mesmo tempo”, disse Neto.

Semur A professora Ivete Sacramento deixa o comando da Secretaria de Reparação (Semur) para entrada de Oilda Rejane Silva Ferreira, que já atuava há cerca de 8 anos como coordenadora de reparação e promoção da igualdade racial na pasta. Ele é bacharel em Direito, tem MBA em Marketing e Gestão de Serviços, e é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Marketing.

"Já está na nossa equipe, e a partir de hoje deixa a coordenação e assume a titularidade da Secretaria Municipal de Reparação, no lugar de Ivete Sacramento", contou o prefeito.

Sempre Na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos, recém-filiada ao PDT, será substituída por Juliana Guimarães Portela, que já era diretora de promoção social da pasta. Ela é formada em Pedagogia e tem especialização em Gestão Pública, em Gestão e Modelagem de Projetos, e em Gestão Municipal.

"Ela é uma pessoa com vasta experiência na área de promoção social. É hoje uma das peças mais importantes dentro da nossa secretaria. Por isso mesmo, ela assume e Ana Paula retoma à sua função de assessoria no gabinete do vice-prefeito Bruno Reis. Ela já vinha acumulando as duas funções", explicou.

Limpurb A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também terá mudança de comando. Alexsandro Freitas Silva, que é servidor público e já trabalha na prefeitura vai assumir a presidência do órgão. Segundo o prefeito, ele estava sendo cogitado para o comando da Secretaria de Ordem Pública (Semop), mas por conta da crise provocada pelo novo coronavírus a ideia foi adiada.

“Alex foi cogitado por mim para assumir a Secretaria de Ordem Pública quando o ex-secretário Felipe Lucas deixou a posição (em abril). Conversei muito com Alex para que ele pudesse assumir a Secretaria de Ordem Pública. Refletimos que em função da pandemia e da natural necessidade de adaptação de uma pessoa que chega a um novo cargo seria importante dar um tempo”, contou o prefeito.

A partir desta quinta-feira (4), Alexsandro assumiu a presidência da Limpub no lugar de Marcus Vinícius Passos, que estava acumulando essa função junto com a de secretário da Semop.

Saúde Na coletiva, Neto também falou sobre a decisão do secretário municipal da Saúde, Léo Prates, de permanecer no cargo. Ele era um possível candidato à prefeitura nas eleições municipais deste ano, pelo PDT. Leo já havia se pronunciado nesta quarta-feira (3) dizendo que estava abrindo mão de um sonho em prol da coletividade, e que espera que a data de desincompatibilização seja prorrogada caso o dia da eleição mude.

"Ele vem sendo uma peça fundamental para todos nós. Teve minha absoluta confiança para tomar a decisão que achasse mais adequada", afirmou Neto. "Refletindo sobre o momento, compreendendo seu papel, ele tomou a decisão de permanecer", disse.

O prefeito também é a favor do adiamento das eleições municipais de outubro, mesmo posicionamento de Bruno Reis e Léo Prates, mas defendeu que a prorrogação não seja muito extensa, que o pleito aconteça ainda este ano.