Prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo em pôr do sol no Farol da Barra

bahia
21.02.2020, 05:38:00
Prefeito ACM Neto entrega as chaves para o Rei Momo pela oitava vez e destaca emoção do momento (Foto: Betto Jr)

Prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Momo em pôr do sol no Farol da Barra

Em primeiro dia de festa, mais de 20 trios desfilaram sem cordas

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O que mais tem hoje em dia é cidade que tenta imitar o carnaval de Salvador. Não à toa os trios elétricos e os blocos de rua ganharam o Brasil nos últimos anos. Entretanto, onde mais seria possível testemunhar a abertura oficial da festa sob o pôr do sol da Barra?   E como se isso fosse pouco, após o prefeito ACM Neto entregar as chaves da cidade para o Rei Momo, coube a Carlinhos Brown fazer o papel de abre alas. 

Enquanto o cacique tirava todo mundo do chão ao som do potente trio “pranchão”, Neto vivia uma retrospectiva. Apesar de ainda ter o restante do ano para trabalhar como prefeito, esta foi a sua oitava abertura oficial. “É uma emoção muito grande entregar as chaves da cidade para o Rei Momo pela oitava vez e principalmente ter a oportunidade de fazer uma retrospectiva de tudo o que foi feito”, disse.

Ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, e do secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, entre outras autoridades, Neto parecia desfrutar cada instante. Pousou para fotos, acenou, sorriu e dançou bastante. “Todos sabem que amo carnaval,  faço com muito gosto, como prefeito, mas também como cidadão. A gente fica com aquela sensação de que fez o máximo, tudo o que podia para projetar o carnaval, dar a dimensão que ele ganhou. Muito orgulho”, definiu. 

Para o prefeito, o carnaval reflete o processo que a capital baiana viveu nos últimos anos.  “Muito do que a gente faz está diretamente ligado a esse objetivo, de fazer a cidade brilhar cada vez mais, porque isso dá oportunidade para as pessoas, principalmente aos mais pobres”, lembrou. 

Neto lembrou que além de uma importante expressão cultural, as festas representam importantes oportunidades econômicas. 

“São mais de R$ 2 bilhões movimentados somente neste período. Eu acredito que um grande legado que vai ficar é o de um calendário de eventos muito bem organizado, que movimenta a nossa economia. É bom para o ambulante, para os motoristas, para todo mundo”, afirmou. 

Para o prefeito a presença de 20 atrações desfilando sem cordas na abertura da festa tornou o carnaval de Salvador ainda mais rico. 

Empolgado, o Rei Momo Dilson Chagas afirmou que a cidade e ele próprio vivem um “momento mágico”. Ele já tinha disputado o posto antes, mas só agora conseguiu ser escolhido para ser o grande representante da festa em Salvador. “O Carnaval é festa, é alegria, seja para a criança, para o idoso, para todo mundo. Essa é a maior festa democrática de rua do planeta. Vamos, até a Quarta de Cinzas, espalhar ainda mais essa alegria”, disse. 

O secretário Fausto Franco comemorou a oportunidade de acompanhar a passagem das chaves para o Reio Momo. Ele representou o governador Rui Costa. “O prefeito foi muito gentil ao convidar o governador para estar presente. Infelizmente, ele chegou de viagem hoje e não pode estar aqui. A agenda se prolongou na Governadoria e, para não atrasar o início do desfile logo no primeiro dia, o governador me pediu para representa-lo”, explicou.

O secretário de turismo disse ter se impressionado com o público presente nas ruas. “A gente sabe que ainda tinha muita gente trabalhando e que a tendência para os próximos dias é de aumentar, mas já tem bastante gente nas ruas”, disse. Segundo o secretário, a expectativa é de um volume maior de turistas na Bahia durante o Verão como um todo e no carnaval em particular. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-em-casa-o-correio-te-conta/
Especialistas ensinam como fazer o melhor ovo de páscoa de dentro da sua cozinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-veja-quais-as-areas-do-carro-que-precisam-de-maior-cuidado/
Jornalista automotivo fala sobre limpeza e como manter o veículo guardado durante a quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/surto-de-lives-na-quarentena-transmissoes-ao-vivo-se-tornaram-comuns-e-ate-memes/
Confira também uma lista de perfis para acompanhar os 'ao vivo'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/autor-de-video-compartilhado-por-bolsonaro-pode-pegar-6-meses-de-prisao/
Gravação trazia informações falsas sobre desabastecimento de alimentos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais