Prefeitura autoriza início de reforma em 501 casas de Pero Vaz e Caixa D'Água

Desde 2015, o Morar Melhor já reformou casas em mais de 50 bairros

Publicado em 31 de agosto de 2018 às 08:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Duas ordens de serviço para o início da reforma de 501 casas nas localidades Pero Vaz e Caixa D'Água, pelo programa Morar Melhor, foram assinadas pelo prefeito ACM Neto na noite desta quinta-feira (30), em Salvador. A autorização foi dada na Avenida Peixe, local onde algumas residências já começaram a ser beneficiadas. O ato contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo, e demais autoridades.

"O Morar Melhor hoje alcança mais de 20 mil famílias na cidade. Famílias que sonham em ver sua casa reformada e em ver o seu lar oferecer mais conforto, segurança e mais beleza. São famílias que não têm condições de economizar dinheiro, diante das dificuldades econômicas do país", disse o prefeito.

Serão beneficiadas 269 residências em Pero Vaz e outras 232 na Caixa D'Água. Por meio do programa são realizados serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado, dentre outras intervenções, dando melhores condições de moradia a famílias que enfrentam dificuldades financeiras para tocar a própria reforma. A definição dos serviços é feita no cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão.

A segunda etapa do programa teve início em dezembro do ano passado e os moradores de Mussurunga foram os primeiros a receber as casas reformadas. Também estão sendo beneficiadas as localidades de Alto de Coutos, Castelo Branco, Ribeira, Sete de Abril, Boa Vista de São Caetano, Cosme de Farias, Fazenda Coutos III, Arenoso, Itinga, Daniel Lisboa, Rio Sena, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras VI e Paripe.

A escolha dos bairros beneficiados obedece a alguns critérios sociais: são selecionados, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional característica observada pelas equipes em campo. Mais de 3,7 mil casas em 14 bairros da capital já receberam a reforma.

Realizado pela Seinfra municipal, o Morar Melhor tem como intenção resgatar a cidadania e a autoestima da população residente nas áreas contempladas. O programa promove assistência técnica nas áreas de Arquitetura e Construção Civil, oferece moradia digna às pessoas e dá oportunidade de trabalho para moradores que já atuam como pedreiro e auxiliar de pedreiro. 

Desde 2015, o Morar Melhor já reformou casas em mais de 50 bairros da capital baiana e a meta é chegar à marca de 40 mil residências até o fim de 2020. Devido ao grande sucesso no quesito boas práticas em habitação, o programa recebeu o Selo do Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em 2017. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.