Prefeitura discute plano de adaptação às mudanças climáticas nesta quarta (15)

Chuva de granizo no início do ano e temperaturas mais altas a cada verão mostram que discussão é urgente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2020 às 15:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

Com as temperaturas aumentando a cada verão, a discussão sobre as mudanças climáticas é urgente. Para tratar do assunto, a Prefeitura de Salvador promoverá, nesta quarta-feira (15), o primeiro encontro para a elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima. O evento é aberto ao público e acontecerá às 13h30, no Teatro Gregório de Mattos, no Centro.

A atividade contará com a participação do renomado cientista e climatologista brasileiro Carlos Nobre. Antes da reunião haverá uma Oficina de Engajamento de Atores Locais, das 8h30 às 12h30, para apresentar os objetivos do projeto, o plano de comunicação e mobilização, além de identificação de atores locais importantes ainda não reconhecidos. As inscrições para a oficina podem ser feitas clicando aqui.

O prazo previsto de execução do plano é de nove meses e será desenvolvido por um consórcio formado pela WayCarbon, ICLEI e ONG internacional WWF, além de uma equipe de consultores e do apoio local da Aganju Sustentabilidade. Ao todo, serão realizados 15 eventos voltados para divulgação de informações e engajamento. O calendário com os demais encontros será divulgado ao longo do ano.

Os recursos do plano são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur, e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima. A gestão de todo o trabalho fica por conta da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em cumprimento à Estratégia de Resiliência da capital baiana, lançada em março de 2019.“Salvador foi a primeira cidade da América Latina e Caribe a assumir compromissos voluntários para desenvolver ações de combate à crise climática, integrando o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. O início dos trabalhos para a construção do Plano de Mitigação e Adaptação da Mudança do Clima é uma etapa importante de planejando da cidade, que mira as metas do Acordo de Paris e demonstra que um governo local tem papel importante nessa agenda global”, explica o titular da Secis, André Fraga.