Prefeitura divulga procedimentos para retirada de manchas de óleos nas praias

Para arrastar as manchas da faixa de areia ou das pedras, os agentes utilizam um ancinho, espécie de vassoura metálica

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2019 às 16:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Limpurb/Divulgação
. por Limpurb/Divulgação

A prefeitura de Salvador, através da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), definiu nesta segunda-feira (14) procedimentos para a retirada de manchas de óleo nas praias de Salvador a partir de um protocolo orientado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As regras já estão sendo seguidas pela equipe operacional desde a última quinta-feira (10), quando apareceram as primeiras pelotas de petróleo na capital baiana, mas também servem para grupos voluntários que desejam contribuir para a retirada do material.

Para arrastar as manchas da faixa de areia ou das pedras, os agentes utilizam um ancinho, espécie de vassoura metálica, depois fazem a coleta com uma pá e despejam em big bags, embalagens resistentes que armazenam resíduos com segurança. Baldes e outros tipos de recipientes rígidos também podem ser usados por voluntários.

Na etapa seguinte, todo material recolhido pela Limpurb é pesado e, depois, encaminhado para um depósito temporário na sede do órgão e disposto dentro de um contêiner forrado internamente por manta de PVC, acomodado em área coberta e afastado de pessoas e animais, até que os órgãos ambientais responsáveis decidam pelo destino final do material. Todos os agentes de limpeza utilizam os equipamentos de proteção individual (EPI´s), como luvas, botas, máscaras, em caso de retirada de animal morto, além de bonés.

[[galeria]]

Frequentadores e banhistas que visualizarem o material podem acionar a Limpurb através do Fala Salvador (156).  “Nossas equipes estão de prontidão 24h em toda a extensão da orla, de São Tomé de Paripe até Ipitanga, monitorando o possível aparecimento ou avanço da chegada de novas manchas nas nossas praias. Felizmente, até o presente momento, o que chegou em nossa costa é muito pouco, em comparação com cidades litorâneas vizinhas”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

Material recolhido Na manhã desta segunda-feira (14), agentes de limpeza retiraram um quilo de pelota de petróleo na praia de Ipitanga. Somados aos 36 quilos retirados desde a última quinta-feira, no total, a Limpurb retirou 37 quilos do material nas praias de Salvador. Além de Ipitanga, as outras praias atingidas foram Praia do Flamengo, Piatã, Itapuã, Placaford, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados e Buracão (Rio Vermelho).