Prefeitura entrega 204 unidades do novo conjunto habitacional Mar Azul, em Tubarão

Gestão retoma obras e entrega empreendimento após 15 anos do início da construção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2022 às 18:07

. Crédito: Divulgação Secom PMS

Nesta quarta-feira (29), a prefeitura de Salvador realizou a entrega de 204 dos 236 imóveis do novo conjunto habitacional Vila Solidária Mar Azul, em Tubarão, na região do Subúrbio, para abrigar famílias que esperavam há 15 anos para receber o empreendimento. O prefeito Bruno Reis esteve presente na ocasião, acompanhado de algumas autoridades como o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Júlio Santos, e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Helder Melillo.

Ao chegar no Mar Azul, o prefeito caminhou pelo loteamento com os novos moradores, para apresentar os imóveis. Além das 236 unidades habitacionais, o local conta com área de jogos, dois espaços de ginástica, centro comunitário, paisagismo e iluminação pública em LED. Fica de frente para o mar e ao lado de uma quadra esportiva. A estimativa é que, em seis meses, as 32 habitações que restam sejam ocupadas.

Durante o seu discurso, Bruno Reis lembrou que, antes da entrega, a população da região precisou esperar mais de uma década para conquistar a casa própria. “Hoje estamos tendo a oportunidade de realizar o sonho de 15 anos, de 204 famílias que sonhavam com a tão esperada casa própria. É um dos dias mais emocionantes da minha vida. Eu não me conformei desde o momento que vi esse empreendimento parado e em ruínas. Aqui estive, procurei a Caixa e construímos essa parceria”, contou o prefeito.

Em 2019, a Prefeitura assinou um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a retomada da construção do residencial, no ano seguinte, depois de 12 anos parada. O conjunto possui um total de 236 moradias, distribuídas em dois módulos. Foram destinados mais de R$ 18,9 milhões, sendo R$ 7,9 mi provenientes de recursos municipais e o restante, da União.

O secretário do MDR, Helder Melillo, ressaltou que a associação com a Prefeitura da capital baiana foi essencial para a entrega de uma intervenção após anos de atrasos. “Temos muitas dificuldades de retomar obras paralisadas e, para isso, precisamos contar com as prefeituras. Tivemos esse apoio integral aqui em Salvador. O dia de hoje, portanto, é especial para os beneficiários”, destacou Melillo.

Na cerimônia, Sônia Maria de Almeida foi a primeira a receber a chave da casa nova. Em seguida, Isabela Maria dos Santos e Norma Lúcia Barreto foram as contempladas. Após ter as chaves do novo apartamento em mãos, Marcia Rosa Nascimento da Silva, 40, comemorou a conquista. “Eu tinha 25 anos quando acreditei que entraria aqui, hoje eu tenho 40, e fico muito feliz de finalmente poder viver esse sonho. Foram 15 anos no aluguel. Hoje isso acaba”, celebrou.

Histórico O projeto do empreendimento Vila Solidária Mar Azul foi contratado em 2007 no âmbito do Programa Crédito Solidário da Caixa, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), e tendo a Associação Comunitária dos Moradores da Gameleira e Adjacências como entidade organizadora. O terreno era municipal e foi doado à entidade através da Lei 6.995, de 2006.

Naquele mesmo ano ocorreu a primeira invasão na estrutura inicial do conjunto, tendo a associação entrado com reintegração de posse. Após serem iniciadas, as obras tiveram que ser paralisadas por questões burocráticas e por nova invasão do conjunto.

Os beneficiários já contratados foram, inclusive, impedidos de receberem qualquer outro tipo de unidade habitacional oferecida pelo governo federal através do antigo programa Minha Casa, Minha Vida, atual Casa Verde e Amarela.

Em 2017, foi publicada a Resolução 216, que regulamenta a retomada, legalização e conclusão de empreendimentos financiados pelo Programa Crédito Solidário. A partir disso, foram retomados os procedimentos para a continuidade do contrato.

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo