Prefeitura inicia requalificação da Avenida São Cristóvão nesta quarta (30)

salvador
29.01.2019, 13:26:02
(Foto: Divulgação)

Prefeitura inicia requalificação da Avenida São Cristóvão nesta quarta (30)

As obras na região devem durar aproximadamente 12 meses

As obras de requalificação da Avenida São Cristóvão e da 1ª Travessa 3 de Maio, ambas no bairro de São Cristóvão, em Salvador, serão iniciadas nesta nesta quarta-feira (30) através de um investimento de mais de R$9,9 milhões. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito ACM Neto, com intervenções executadas pela Superintendência de Obras públicas do Salvador (Sucop), em solenidade na própria Avenida São Cristóvão, s/n (estacionamento da Escola Municipal 25 de Julho, após a CIPM - esquina da entrada da comunidade Yolanda Pires).

Ao todo, serão requalificados um quilômetro da Avenida São Cristóvão e mais 650 metros da 1ª Travessa 3 de Maio. Além da pavimentação, serão executados outros serviços como drenagem, requalificação do pavimento com piso intertravado e instalação de ciclovia na via central. A via ainda ganhará iluminação em LED, sistema eficiente que já foi implantado em outros locais de Salvador, como nas avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana), Manoel Dias e Luís Viana Filho (Paralela). As obras na região devem durar aproximadamente 12 meses.

Desde o início da atual gestão municipal, diversos investimentos foram realizados em vias públicas da capital, tanto no quesito de requalificação quanto de construção. A Avenida Mãe Stella de Oxóssi, em Stella Maris, é um exemplo deste processo de investimento em mobilidade na cidade. O acesso, entregue à população este ano, foi projetado para melhorar tanto a mobilidade no bairro quanto o tráfego na Paralela.

Iniciativa também relevante para melhoria na mobilidade urbana, a Avenida Dois de Julho, construída para ligar Cajazeiras à BR-324, é responsável por desafogar o tráfego de locais como a Via Regional, Castelo Branco, Estrada do Matadouro e da Estrada Velha do Aeroporto. Com fluxo diário estimado em 4 mil veículos, a avenida responde atualmente por um baixo índice de acidentes, sendo que não há registros de incidentes de alta gravidade.

Outro projeto importante foi a construção da Avenida Jorge Calmon, ligação viária entre Cajazeiras 10 e 5. Inaugurada no início de 2016, a obra possui 1,5 quilômetro de extensão e inicia entre a 13ª Delegacia de Polícia e o Mercado Municipal, com sentido único em direção a Cajazeiras 5. Aprovada por moradores, desafogou o tráfego e deu maior comodidade para quem passa pela região.

A Prefeitura já investiu mais de R$412 milhões, de 2013 até o momento, na requalificação da malha viária e pavimentação de novas vias de Salvador. Localidades como a Travessa Pajuçara, em Rio Sena, alças do viaduto Luiz Eduardo Magalhães e trechos das avenidas Paralela, Bonocô, Vasco da Gama, Garibaldi, D. João VI e Rua Conde de Porto Alegre (IAPI) tiveram pavimentações restauradas. Até o fim do ano anterior, 588 km de trechos haviam sido beneficiados com ações de recapeamento, o que vem trazendo mais segurança e qualidade ao trânsito da capital.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas