Prefeitura retoma testagens rápidas em bairros de Salvador

salvador
04.01.2021, 18:38:33
Atualizado: 04.01.2021, 18:40:56

Prefeitura retoma testagens rápidas em bairros de Salvador


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O primeiro dia útil de 2021 contou com o retorno das testagens para coronavírus nos bairros com mais registros da Covid-19 em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 599 dos 600 testes disponibilizados foram realizados nos bairros de Pernambués, Pituba, Brotas e Itapuã, respectivamente o 1º, 2º, 3º e 5º bairro com maior quantidade de casos de pessoas infectadas na capital baiana.

O poeta Rafael Santana, 20, é morador de Itapuã e foi uma das pessoas que testou positivo após realizar o teste rápido. Ele conta que há cerca de 3 dias está sem sentir o sabor das coisas e nesta segunda (4), acordou sem sentir o olfato. "Mainha fez o café e eu não sentia o cheiro de jeito nenhum", disse. Correu até a Prefeitura-Bairro de Itapuã, onde aconteciam os testes e teve a confirmação.

Foi recomendado, pelos agentes, que Rafael ficasse em isolamento e fizesse a contraprova com o teste PCR. Rafael diz que só vai fazê-lo após os 15 dias de isolamento, quieto em casa.

Segundo os indicadores do Portal de Transparência da SMS, Itapuã é o 5º bairro da cidade com mais casos, totalizando 2417 ao total. Rafael entrou na conta das 149 testagens rápidas feitas no bairro durante esta segunda: foram 117 casos negativos e 32 positivos.

Líder de casos em Salvador com 3961 casos confirmados até o momento, Pernambués realizou todos 150 testes disponíveis: foram 32 positivos ao todo. Segundo e terceiro colocados no ranking do total de casos, Pituba e Brotas tiveram, respectivamente, 28 e 31 confirmações de coronavírus. Cada um dos bairros realizou 150 testagens.

As testagens nos bairros seguem durante a próxima terça-feira (5), a partir das 8h, nesses mesmos bairros. Confira abaixo os locais:

Brotas: Final de linha
Pituba: Praça Ana Lucia Magalhães
Pernambués: Escola Municipal Hildete Bahia de Souza
Itapuã: Prefeitura Bairro
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas