Presidente do Coren-BA, Jimi Hendrex é afastado do cargo acusado de esquema de rachadinhas

Tesoureira Rosane Santiago Alves da Silva também foi afastada por suposto envolvimento no esquema; presidente alega tentativa de golpe

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 25 de junho de 2021 às 16:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Enaldo Pinto/Divulgação

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou um parecer que pede a abertura de processo administrativo disciplinar contra o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Jimi Hendrex Medeiros de Sousa, e a sua primeira-tesoureira, Rosane Santiago Alves da Silva. Os dois são acusados de implantar um esquema de rachadinha para pagamento de dívidas contraídas durante a campanha eleitoral que elegeu a chapa que os dois integravam no pleito de 2020 do Coren.

De acordo com comunicado emitido pelo Cofen, a Medida cautelar afasta Jimi Hendrex Medeiros e Rosane Santiago dos mandatos e cargos de conselheiros por 90 dias. A medida por ser prorrogada por mais um mês e meio. Medeiros afirma que recebeu a notícia com espanto e surpresa e alega que a denúncia é uma tentativa de golpe dada por opositores políticos. Confira carta divulgada pelo presidente afastado do Coren no final do texto. Além do presidente e tesoureira, o Cofen determinou que o Conselho baiano tome medidas contra o Gerente de Tecnologia Gabriel Ramos Daltro, que também está supostamente envolvido no caso. Procurado, o Cofen não se manifestou sobre os valores supostamente desviados no esquema ou o valor da dívida criada durante as eleições do Conselho Regional.

No suposto esquema, Jimi Hendrex e Rosane recebiam parte dos valores de salários de servidores do Coren para o pagamento de dívidas de campanha eleitoral. Na decisão, o Cofen afirma que os cargos ocupados por Hendrex Medeiros e Rosane Santiago acontece para garantir "a não interferência nas apurações das irregularidades, com a garantia da lisura e da idoneidade do processo administrativo disciplinar, com a preservação dos mais altos interesses da autarquia".

Hendrex Medeiros foi eleito com 53,5% dos votos válidos numa eleição que movimento quase 30 mil profissionais de enfermagem na Bahia. Natural de Irecê, Jimi Medeiros é graduado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Administrador pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, especialista em Medicina Social pelo Instituto de Saúde Coletiva e mestrado em Enfermagem pela UFBA.

O Coren publicou uma nota oficial afirmando que a decisão do Cofen visa evitar inteferência no processo administrativo disciplinar. Jimi Hendrex Menezes publicou uma carta aberta direcionada à enfermagem baiana afirmando que vem sofrendo perseguição política e críticas de grupos que não têm interesse que as pautas colocadas por seu grupo como piso salarial e carga horária de 30 horas avancem.

O presidente afirma que recebeu a notícia com surpresa, decepção e perplexidade, além de afirmar que a denúncia é caluniosa e que encaminhou tudo para o Cofen, Ministério Público Federal e Polícia Federal para instauração do inquérito."O meu afastamento do cargo é descabido, mas não vão conseguir calar uma das vozes da enfermagem, pois serei forte o suficiente para defender os interesses da categoria com ou sem mandato, e não é no golpe que se desfaz lideranças", escreveu.Jimi Medeiros escreveu que está tomando as providências cabíveis contra os danos que a decisão causou à sua imagem e à presidência do Coren e finaliza a carta afirmando que tem consciência tranquila e confiança na justiça.

Confira a íntegra da carta divulgada por Jimi Hendrex Medeiros.

"CARTA ABERTA À ENFERMAGEM BAIANA Diante da decisão do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN que determina meu afastamento temporário da Presidência do COREN-Ba e das informações que circulam que expõem a minha dignidade como pessoa pública e reputação profissional de mais de 18 anos, além do respeito à toda Enfermagem da Bahia, trago esclarecimentos.

Como um dos presidentes de Conselho Regional que se colocou como uma voz ativa em defesa da categoria de Enfermagem em prol da valorização dos profissionais, em especial, pela defesa do Piso Salarial e Carga Horária – 30 horas, e por isso, tenho sido alvo de críticas e perseguição política de grupos que não têm nenhum interesse em que estas pautas avancem.

Neste contexto, estou sendo alvo, também, de uma denúncia caluniosa me envolvendo em um crime no qual não cometi. Recebi nesta sexta-feira, 25 de junho, a denúncia do COFEN com surpresa, decepção e perplexidade.

Como presidente da autarquia, ao receber a denúncia de um suposto crime que envolvia uma conselheira e um servidor do COREN-Ba (cargo comissionado, indicado por ela) prontamente encaminhei a denúncia para o COFEn, Ministério Público Federal e Polícia Federal - doc. nº 1.14.000.000960/2021-61 Núcleo de Combate à Corrupção -, para instauração de Inquérito, afim de que se investigassem os fatos.

Em seus depoimentos, fui arrolado de forma leviana e caluniosa, sem que tivessem nenhuma prova, até porque sou uma pessoa ética, responsável e fiel aos meus valores morais e jamais, por nenhuma pressão política, cederia minha honra a projetos que não fossem em prol da categoria e fortalecimento da gestão transparente e eficiente do COREN-Ba.

Em 4 de janeiro, assumi a presidência do COREN-BA, representando 142 mil profissionais de Enfermagem, sempre pautado nos valores morais da minha história. O meu afastamento do cargo é descabido, mas não vão conseguir calar uma das vozes da enfermagem, pois serei forte o suficiente para defender os interesses da categoria com ou sem mandato, e não é no GOLPE que se desfaz lideranças.

Para reparar o dano em que esta decisão tem causado à minha imagem e à imagem dessa presidência, providências já estão sendo tomadas.

Enfermagem da Bahia, estou do seu lado. Tenho consciência tranquila, e sigo confiante na justiça. “Nunca vi um justo sem repostas’. 

Jimi Medeiros Presidente afastado do Coren-BA"