Presidente do Inep, órgão responsável pelo Enem, é demitido

Vicenzi estava no cargo há menos de um mês, substituindo Marcus Vinícius Rodrigues

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2019 às 18:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Vicenzi, foi demitido desta quarta-feira (16), segundo informação de O Globo. A exoneração será publicada no Diário Oficial. Vicenzi estava no cargo há menos de um mês, substituindo Marcus Vinícius Rodrigues. O Inep é o órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A demisão, diz o jornal, foi motivada por baixa produtividade. Uma rixa com a consultoria jurídica do órgão também contribuiu para a decisão. Segundo o MEC, a demissão foi a pedido do próprio Vicenzi. O Uol afirma que a exonera foi motivada por uma disputa entre Vicenzi e a procuradora-chefe do Inep, Carolina Bicca. O presidente do órgão teria discordado de alguns pareceres da procuradoria e decidiu retirar a função comissionada de um procurador. Carolina não gostou e levou a decisão ao secretário-executivo do MEC Antônio Paulo Vogel.

Vicenzi é delegado da Polícia Federal. Ele foi nomeado pelo ministro Abraham Weintraub e assumiu em 29 de abril. Especialista em Direito Penal e com MBA em Orçameto e Gestão Pública, ele já foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Durante sua gestão, Vicenzi desfez uma decisão do antecesso, retomando a avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental, agora feita de maneira amostral. Ele também teve que lidar com um problema ligado ao Enem. A gráfica RR Donelley, que imprimia o exame, decretou falência no início de abril. Na terça, Vicenzi falou na Comissão de Educação da Câmara e garantiu que o exame não corria risco, já que há um processo para contratar a nova gráfica.