Presidente sul-coreano garante que nunca mais haverá guerra na península

Moon Jae-In assegurou que não haverá ação militar contra o Norte sem o consentimento de Seul

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 08:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, disse nesta quinta-feira (17) que uma guerra na Península Coreana é algo que "nunca mais" voltará a ocorrer e assegurou que os Estados Unidos (EUA) não farão qualquer ação militar contra a Coreia do Norte sem o consentimento de Seul. A informação é da "Agência EFE".

Em entrevista coletiva para marcar seus primeiros 100 dias no cargo, Moon disse ter certeza que "nunca mais voltará a acontecer uma guerra na Península Coreana" e minimizou a importância dos comentários do presidente americano nos últimos dias.

"Os EUA e o presidente Donald Trump concordaram em discutir com a Coreia do Sul qualquer opção que possam tomar", disse Moon, segundo declarações veiculadas pela agência sul-coreana Yonhap.

As declarações de Moon são feitas poucos dias após o clima de tensão provocado por manifestações dos dois países, que fizeram ameaças militares mútuas.

Moon insistiu que as palavras de Trump tinham como objetivo aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte e não indicar uma ação militar iminente contra o regime norte-coreano.

"Acredito que o presidente Trump tentou pressionar a Coreia do Norte mostrando firme determinação. Não considero que, necessariamente, estava mostrando sua determinação de optar por uma ação militar", afirmou Moon.